Nova exposição de longa duração no Museu de Arte Sacra: ORATÓRIOS: QUANDO O HOMEM FALA COM DEUS.

A palavra oratória possui vários significados. Pode evocar devoção doméstica, um gênero musical, retórica ou um estilo arquitetônico. Derivada do latim oratios, designa também “um nicho ou armário de madeira que contém santos e quaisquer imagens de devoção e que o devoto tem em casa para lhes rezarem”. Sinaliza o hábito de rezar, de dedicar, de oferendar, implorar de maneira humilde e particular as bênçãos dos santos.
Oratórios são essencialmente domésticos. Podem ocupar a área social ou mais íntima de uma residência. Mas podem ser transportados como os de viagem e de algibeira e encontrados em uma gruta ou, ainda, na beira de uma estrada. A técnica construtiva utilizada no seu fabrico pode ser erudita, requintada, usando-se os mais ricos materiais e seguindo os cânones estilísticos das diversas escolas artísticas ou simplesmente de ser fatura popular elaborados com os materiais que o devoto tinha à mão.

De toda forma simbolizam simplesmente um desejo do crente: falar com Deus.