MÉTODO
PRESENCIAL

EMENTA
Estudo introdutório dos fundamentos teóricos aplicados à preservação e salvaguarda de bens culturais têxteis de valor histórico e artístico. Abordagem das metodologias contemporâneas no campo da conservação, com ênfase nos conceitos de conservação preventiva, conservação curativa, restauro e retratabilidade, em consonância com as especificidades do patrimônio têxtil. Análise crítica de estudos de caso envolvendo intervenções realizadas em distintas obras têxteis, visando ao desenvolvimento da percepção técnica e reflexiva dos participantes.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver competências teóricas fundamentais para a compreensão crítica dos processos interventivos aplicados à preservação e salvaguarda de obras têxteis de reconhecido valor histórico, artístico e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao término da oficina, o participante deverá ser capaz de:
Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos das práticas interventivas aplicadas à conservação de obras têxteis;
Identificar estratégias de gestão, mitigação e estabilização de processos de deterioração em bens têxteis, com base em princípios científicos e éticos;
Analisar criticamente os conceitos de conservação, conservação preventiva, conservação curativa, restauro e retratabilidade no contexto da preservação do patrimônio têxtil;
Avaliar a aplicabilidade de diferentes abordagens interventivas por meio da discussão de estudos de caso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FUNDAMENTOS INTRODUTÓRIOS SOBRE TECNOLOGIA TÊXTIL
Definição do termo “têxtil” e sua etimologia;
Estrutura e conceito de tecido plano;
Entrelaçamento de fios em tecidos planos;
Tecidos lavrados (façonnés);
Classificação das coleções têxteis.

OS CONCEITOS DE INTERVENCIONISTAS
Conservação.
Conservação preventiva.
Conservação curativa.
Restauro.
Retratabilidade.

ANÁLISE DE ESTUDOS DE CASO
Apresentação de obras têxteis emblemáticas e discussão crítica sobre os processos de conservação e restauro realizados:
Tapeçaria atribuída à Manufacture des Gobelins;
Tapeçaria (1973), de Roberto Burle Marx – acervo do Senado Federal;
Vestido de estilo trapézio atribuído a Mira Schendel (Myrrha Dagmar Dubb) e Ada Clara Schendel (Mucci);
Flâmula da 4ª Bienal de São Paulo (1957), de autoria de Geraldo de Barros e Alexandre Wollner.
Intervenção de conservação curativa na Bandeira da Ordem dos Escalabrinianos (1887 – 1895) do Instituto Cristóvão Colombo – São Paulo.
Intervenção de conservação curativa em bordado austríaco (1910) – acervo particular.

METODOLOGIA
Serão adotadas aulas expositivo-dialogadas, seguidas de momentos de discussão orientada, com o objetivo de promover o pensamento crítico e a reflexão aprofundada sobre os temas abordados. As estratégias metodológicas visam estimular a participação ativa dos participantes, a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento, em consonância com os princípios da mediação dialógica e da aprendizagem significativa.

PÚBLICO-ALVO
A oficina em Conservação Curativa de Têxteis é destinada a indivíduos provenientes de distintas áreas profissionais e acadêmicas, com interesse na aquisição de conhecimentos especializados voltados à preservação e salvaguarda de obras têxteis de valor histórico e cultural.

O público-alvo contempla, mas não se limita a:
Estudantes de graduação e pós-graduação;
Conservadores e restauradores de bens culturais;
Arquitetos e engenheiros civis com atuação em patrimônio;
Artistas visuais e designers;
Decoradores e arte-educadores;
Museólogos e historiadores da arte;
Profissionais da moda e do vestuário;
Especialistas em tecnologia têxtil;
Demais interessados na conservação e intervenção curativa de têxteis históricos, independentemente de formação específica.

A proposta formativa visa atender a um público diversificado, promovendo uma abordagem teórica introdutória sobre os princípios e práticas aplicáveis à conservação e intervenção curativa no patrimônio têxtil, adotando a aproximação do conhecimento para a educação patrimonial.

APRESENTAÇÃO DOS DOCENTES
Marcia Cristina de Almeida Corso, conhecida como Titina Corso, é uma artista plástica, educadora e pesquisadora pós-graduada, com um olhar transdisciplinar no período Barroco, arte e educação patrimonial. Possui formação Strictu-Sensu em Tecnologia da Educação, Latu-Sensu na Metodologia para Formação de Professores, Arteterapia, Pedagogia e Arquitetura, além de graduação em Artes Plásticas e Pedagogia. É especializada em Conservação/Restauração de suportes como madeira, gesso, papel, cerâmica, metal e têxtil.
Titina realizou cursos na Sociedade Brasileira de Belas Artes, Parque Lage, EBA-UFRJ, Universidade de Évora (Portugal) e Instituto Central de Restauração Romano (Itália), além da Fundação Ricardo Espírito Santo (Portugal). Atualmente, é Professora e Diretora Artística no EATOM – Espaço de Arte e Tecnologia Officina da Memória, onde atua como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte Sacra em projetos públicos e particulares. Também é Educadora Patrimonial.
Além disso, Titina Corso tem uma vasta experiência em projetos de restauração de igrejas históricas e museus, onde aplicou suas habilidades em conservação de arte sacra. Ela é frequentemente convidada para palestras e workshops sobre conservação e restauração, compartilhando seu conhecimento com estudantes e profissionais da área. Sua dedicação à preservação do patrimônio cultural é reconhecida nacional e internacionalmente, e ela continua a contribuir significativamente para a valorização e manutenção da arte sacra.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513

Maurício Bidoli é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). É bacharel em Moda pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com conclusão em 2009.

Atua nas áreas de preservação e conservação do patrimônio cultural, com ênfase em acervos têxteis históricos. Possui experiência na documentação técnica, registro e análise de coleções têxteis em instituições museológicas e culturais, com domínio de metodologias aplicadas à conservação preventiva e curativa.
Desde 2016, é sócio-proprietário e responsável técnico da empresa Bidoli – Conservação e Restauro de Patrimônio Cultural e Artístico, onde coordena e executa projetos de conservação em diferentes regiões do Brasil. Sua trajetória profissional destaca-se pela aplicação de práticas técnico-científicas inovadoras em contextos institucionais diversos.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8780122584821385

Datas: 18 e 19 de outubro de 2025 (sábado e domingo)
Horário: das 9 às 17h
Carga horária: 16h
Vagas limitadas: 20
Valor: R$ 510,00 à vista – material incluso no investimento
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Informações: 11 99144-3223 ( somente mensagens )
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz

Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CORREIA, J. P.; MECO, J.; MIRA, M. R. (Eds.). A arte do ofício: aprender a pensar com as mãos. Instituto de Artes e Ofícios, 2015. Disponível em: https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:repositorio.ual.pt:11144/2772.
FINCH, Karen; PUTNAM, Greta. The Care and Preservation of Textiles. London: Batsford, 1985.
FLURY-LEMBERG, Mechthild. Textile Conservation and Research: A Documentation of the Textile Department on the Occasion of the Twentieth Anniversary of the Abegg Foundation. Bern: Schriften der Abegg-Stiftung, 1988. Disponível em: https://abegg-stiftung.ch/en/publication/textile-conservation-and-research/.
ICOMOS NATIONAL COMMITTEE. Carta de Veneza. In: II CONGRESSO DOS ARQUITECTOS E TÉCNICOS DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS, Veneza, 1964. Disponível em: https://www.icomos.org/en/charters-and-texts/179-articles-en-francais/ressources/charters-and-standards/157-thevenice-charter.
LANDI, S. The textile conservator's manual. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1998.
MONCRIEF, A.; WEAVER, Graham. Science for conservators. Vol. 2: Cleaning. Routledge (UK), 1992.
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. O tecido como assunto: os têxteis e a conservação nas revistas e catálogos dos Museus da USP. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 13, n. 11, p. 315-371, jan.-jun. 2005.
RUSKIN, J. A lâmpada da memória. Tradução e apresentação de Maria Lúcia Bressan Pinheiro; revisão de Beatriz e Glady Mugayar Kühl. 1ª reimpressão. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2015.
TÍMÁR-BALÁZSY, Ágnes; EASTOP, Dinah. Chemical principles of textile conservation. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1998.
VIÑAS, Salvador Munhoz. A Teoria Contemporânea da Restauração. Tradução Flávio de Lemos Capsalade. MG: Editora UFMG, 2021
SITES INSTITUCIONAIS DE REFERÊNCIA:
ABEGG-STIFTUNG. Disponível em: https://abegg-stiftung.ch/.
CENTRE INTERNATIONAL D'ÉTUDE DES TEXTILES ANCIENS. Disponível em: https://cieta.fr/.
CENTRE NATIONAL DU COSTUME ET DE LA SCÈNE – CNCS. Disponível em: https://cncs.fr/.
VICTORIA AND ALBERT MUSEUM. Disponível em: http://www.vam.ac.uk. 

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