A cruz é um símbolo solar arcaico e universal tão antigo quanto a humanidade. Considerada a Árvore da Vida e o Eixo da Terra, suas formas foram usadas em rituais sagrados e nas narrativas cosmogônicas. Simbolicamente acreditavam que no cruzamento de suas linhas encontrava-se a origem primordial do universo. Em inúmeras mitologias da antiguidade a cruz está associada ao sol e à vida. As cruzes são formas vivas que habitam o imaginário popular de todos os povos. Elas são múltiplas e por isso mesmo não cabem numa história exclusiva, numa única interpretação ou num conceito isolado. Não existe a primeira cruz, o que existe são formas cruciformes.
Embora existam inúmeras cruzes e bem diferenciadas entre si, é impossível negar que o estudo da iconografia da cruz confunde-se com a história do cristianismo. O cristianismo não inventou a cruz, mas até esse momento, ninguém a fizera símbolo de identidade. A cruz cristã é um símbolo que ultrapassou os limites da religião para se tornar um signo cultural. A cruz é imagem-viva do cristianismo na sua totalidade cultural e religiosa, ao mesmo tempo, por conter particularidades diferenciais representa segmentos específicos de grupos cristãos.
A palestra aborda o livro O universo Simbólico da Cruz, nele a autora pretendeu demonstrar como as cruzes sobrevivem ainda hoje nas sociedades contemporâneas. Para isso foi necessário entender o fenômeno da migração dos símbolos. Encontrou fundamentos valiosos em livros de antropologia, arqueologia, semiologia e história; muitas respostas foram solucionadas nos museus e sítios arqueológicos, mas para entender a linguagem oculta dos símbolos nada foi mais importante do que a produção estética deixada pelos artistas ao longo dos tempos.
Palestrante
Dalva de Abrantes, historiadora pela Universidade Católica e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo. Docente de Estética e História da Arte lecionou em várias instituições universitárias em São Paulo. Tem pesquisas publicadas sobre Barroco Mineiro e Arte Fractal.
Data: 11 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 14h00
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp:+55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)