MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo geral
Analisar a lírica poética da obra de Rita Lee a partir da chave de compreensão do Sagrado e do Profano

Objetivos Específicos
Desenvolver estratégias de familiarização com a linguagem poética.
Valorizar a composição lírica de Rita Lee

Ementa
Este curso, em quatro encontros, propõe-nos uma caminhada por diversas trilhas na composição lírica de uma das mais importantes compositoras da MPB, Rita Lee (1947 – 2023). O poeta e estudioso Octavio Paz considera que a palavra poética tenha nascido perto do fogo, ao passo que se faziam oferendas e se entoavam cantos para aproximar o humano do sagrado. Desse modo, perto do sagrado, o indivíduo estava mais próximo a si mesmo e (re)construía a sua interioridade. A palavra poética permite-nos desviarmo-nos de nós mesmos, para ascender ao sagrado onde temos a possibilidade de nos reconstruirmos e nos reencontrarmos.
Sagrado aqui não é entendido apenas como Deus, mas como tudo e todo o que é totalmente Outro, totalmente para além de nossa humanidade e, talvez por isso, extremamente humano. A compreensão do Sagrado na obra de Rita Lee nos aproxima do verso que, como nos diz o filósofo Maurice Blanchot, é “linha interrompida, que gira indo e vindo. (…) Neste giro, que é ritmo, a palavra está voltada em direção ao que desvia e se afasta”, A obra de Rita Lee faz-nos encontrar essa palavra rara que, contudo, existe no cotidiano, no presente e desse lugar tudo discute, inclusive o Sagrado e o Profano. A palavra profano vem do latim (pro fanum) e literalmente significa aquele que está diante do templo, mas nele não entra, embora dele não se afaste. O profano é uma outra maneira de ver o Sagrado, de fora do templo. Um se aproxima do outro e, ao mesmo tempo, na poesia, dele se desvia e afasta.
Neste curso vamos percorrer trilhas nas composições líricas de Rita Lee que, pela poesia, nos aproximam e afastam do Sagrado e do Profano, permitindo nesse movimento, que nos reencontremos por meio da palavra feita poema.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para todos os interessados. Embora pautado pelo rigor dos estudos científicos e filosóficos, o curso se pretende acessível ao grande público, sem que haja necessidade de uma formação especializada.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

PROGRAMA

09 de novembro de 2023
1ª aula – Aproximando-nos da lírica de Rita Lee: encontros com o Sagrado e o Profano
Conceitos iniciais: O que constitui uma poética? O que é o Sagrado? E o Profano? Como eles se manifestam nos diferentes discursos cotidianos? Essas perguntas embasam o nosso curso, como o alicerce de uma construção. Elas são consideradas aqui já à luz da obra de Rita Lee. O deságue da emoção na razão é o motor que alimenta a construção de uma letra de música. Os rios fluem em uma direção, mas é o navegante que faz o sentido. A esse respeito, cabe-nos construir o material para avançarmos na viagem que apenas se inicia.

16 de novembro de 2023
2ª aula – A Reza e a dor do encontro com o outro
“Reza” é uma composição musical que faz parte do 34.o e último álbum de estúdio de Rita Lee. A análise da composição lírica permite-nos compreender, essencialmente, a relação do humano com a poesia. Os movimentos propostos nessa obra alimenta-se de uma visão cristã fortemente solidária à formação cultural da maioria dos brasileiros. Da mística popular surgem também outras obras como “Doce vampiro”, de 1979 ou “Balada do Louco”, de 1972, ainda na fase Mutantes, feita por Rita Lee, em parceria com Arnaldo Baptista.

23 de novembro de 2023
3ª aula – O desejo de tudo é o desejo do Sagrado
São várias as composições líricas de Rita Lee em que temos o desejo de tudo, o inconformismo com a situação presente e a necessidade de mais. Esse desejo de algo que é totalmente exterior a si mesmo, pode ser também ser visto como um desejo do Mistério, daquilo que está para além de nossa compreensão, não necessariamente de (um) Deus, mas a motivação de transcender, isto é, de ir além do que se vê e sente e toca. Talvez a composição mais famosa que manifesta esse inconformismo com a precariedade de existir seja “Ovelha Negra”, de 1975, mas encontramos também em outras composições como em “Bruxa Amarela”, de 1976, “Baila Comigo”, de 1980, e “Agora só falta você”, também de 1975.

30 de novembro de 2023
4ª aula – O Sagrado e o Profano e o retorno à realidade: a eterna busca continua
Um dos traços recorrentes das composições líricas de Rita Lee é a busca pela totalidade do ser. O Sagrado está dentro do templo, o Profano está lá fora e a poeta deseja os dois lugares, ao mesmo tempo. Para quê? Para ensimesmar-se. Uso aqui o termo na acepção do filósofo Ortega-y-Gasset, como movimento de trazer o mundo para dentro do eu e assim compreendê-lo melhor.

Período: 09, 16, 23 e 30 de novembro de 2023 (quintas –feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 150,00
Carga horária: 08 horas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

REFERÊNCIAS PRINCIPAIS
BLANCHOT, M. A conversa infinita: a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.
CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1998.
CERTEAU, M. La debilidad de creer. Buenos Aires: Katz, 2006.
CHALUMEAU, Jean-Luc. As teorias da arte. Filosofia, crítica e história da arte de Platão aos nossos dias. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
COMPAGON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MARTINS, N. S. Introdução à estilística. 2ª ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1997.
PAZ, O. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
TALENS, J. et alii. Elementos para una semiótica del texto artístico. Madrid: Cátedra, 1995.
ZANELLA, A. V. (Orgs.). Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/ CED/ UFSC, 2006
Compartilhar