O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO
O curso tem por objetivo abordar aspectos sobre as coleções de antiguidades dispostas em alguns dos mais notórios museus do Ocidente que serão apresentados seguindo uma ordem cronológica entre o século XV e o século XX. Para tanto o curso versará sobre: o contexto que deflagrou o início da sistematização das respectivas coleções, a conformação inicial, o desenvolvimento dessas coleções com os respectivos desdobramentos arquitetônicos dos espaços expositivos, os debates que envolveram os traslados de artefatos ou partes inteiras de monumentos para os acervos de tais museus e as atuais controvérsias que refletem as contemporâneas revisões históricas e patrimoniais desses acervos.

CRONOGRAMA:

05 de novembro de 2024
Aula 1: Museus Capitolinos (Roma) – nessa aula inicial, será abordada a conformação de uma das mais antigas coleções de artefatos da antiguidade na Europa: a coleção capitolina, na segunda metade do século XV, vinculadas à doação de alguns grupos escultóricos pelo então Pontífice Sisto IV ao povo romano, num contexto de revalorização da antiguidade romana em meio a uma pretensa reformulação da cidade de Roma.

12 de novembro de 2024
Aula 2: Museu do Louvre (Paris) na segunda aula, será abordada uma das mais notórias coleções de antiguidades do mundo, concentrada no museu francês, cuja conformação no antigo palácio real remonta aoperíodo pós Revolução Francesa. A partir da observação da coleção do Louvre pode-se abordar pontos diversificados sobre o contato com as antiguidades que vai se expandindo a partir do século XVIII com as novas descobertas arqueológicas.

19 de novembro de 2024
Aula 3: Museu Britânico (Londres) – aqui será abordada a paradigmática – e, por vezes controversa – coleção de antiguidades do museu britânico, que tem início em meados do século XVIII, contemporaneamente ao Louvre na França, destacando um contexto de ampliação do ideário sobre o antigo e do colonialismo britânico em vários territórios geográficos onde ocorriam as escavações.

26 de novembro de 2024
Aula 4: Museu Pergamon (Berlim) – a última aula é dedicada à cidade de Berlim, que entre fins do século XIX e início do XX organizou um espaço urbano dedicado à implantação de grandes museus – a Ilha dos Museus – dentre os quais o Pergamon no qual instalaram-se alguns momentos em sua totalidade, trasladados de seus contextos originais.

Angela Rosch Rodrigues é Pós Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde desenvolveu pesquisa em História e teoria da arquitetura com períodos na Sapienza Università di Roma (2019-2020 e 2021-2022); apoio FAPESP. Doutorado (2017) pela FAU-USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo, e patrimônio cultural.

Período: 05, 12, 19 e 26 de novembro de 2024 (terças-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 210,00
Carga horária: 08h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br  – Inscrições até dia 01 de novembro de 2024
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.