MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.
EMENTA:
A partir da extensa iconografia de Nossa Senhora, aqui compreendida em suas múltiplas formas e funções desde as catacumbas, onde se encontram alguns exemplares e considerando a origem do culto mariano no século V, dado pelo Concílio de Éfeso, no ano de 431, o curso se propõe a discutir as iconografias de Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como Pietà, cujos inícios ocorrem como imagens das vésperas (Vesperbild), dentro do ambiente alemão beneditino do século XIII, na Abadia de Schönau, Renânia, e posteriormente se alastram para a Itália e Península Ibérica, chegando ao Brasil, no século XVIII.
Em um conjunto de quatro aulas online, o curso visa apresentar e analisar as iconografias de Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora da Piedade considerando-se a escultura, a pintura e a gravura relacionando-as ao hino litúrgico Stabat Mater. Igualmente, o curso visa compreender a presença dessas duas iconografias dentro do contexto histórico e geográfico do Barroco Mineiro e Paulista, tomando como exemplos a Nossa Senhora das Dores de Aleijadinho e alguns dos exemplares de Nossa Senhora da Piedade pertencentes ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
06 de maio de 2024
Aula 1: Introdução.
O Concílio de Éfeso de 431 e o culto mariano em suas origens e matrizes religiosas e filosóficas. Primeiros exemplos nas catacumbas como apropriação iconográfica pagã e exemplos medievais da iconografia de Nossa Senhora da Piedade.
13 de maio de 2024
Aula 2: O hino litúrgico “Stabat Mater” e a origem iconográfica germânica da “Vesperbild” ou imagem das vésperas no ambiente germânico.
Percursos iconográficos europeus. Transição para a Nossa Senhora da Piedade ou Pietà, a Mãe com Filho morto nos braços e o exemplo italiano. Estudos de usos e funções dessas imagens dentro do culto privado e público. Transferências culturais e imagéticas do universo germânico e italiano para o ibérico.
20 de maio de 2024
Aula 3: A iconografia de Nossa Senhora das Dores ou “Mater Dolorosa”.
Percurso imagético e religioso em suas relações com os Evangelhos. A presença da iconografia de Nossa Senhora das Dores no contexto português de Braga. Nossa Senhora das Dores em gravuras e a ampla difusão da imagem no universo ibérico e sua transmissão ao ambiente brasileiro, destacando-se Minas e São Paulo. Alguns exemplares de Nossa Senhora da Piedade pertencentes ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.
27 de maio de 2024
Aula 4: A Nossa Senhora das Dores de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho pertencente ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Análise simbólica e teológica da escultura e suas relações com o tema da “Vesperbild” ou imagem das vésperas. Relações entre o contexto de Braga e Congonhas do Campo. Compreensão dos aspectos simbólicos, históricos e geográficos da obra e sua relação com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, em algumas das exposições.
Conclusão.
Professora:
Karin Philippov tem Pós-Doutorado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, tendo realizado pesquisa sobre as igrejas demolidas de São Paulo, sob supervisão do Prof. Dr. Percival Tirapeli entre 2019 e 2022. Tem Pós-Doutorado em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa “Perspectiva Pictorum” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa “Imagem e Preservação” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-CNPq). Autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre arte religiosa, Benedito Calixto, patrimônio e igrejas. Docente de História da Arte do Museu de Arte Sacra de São Paulo e palestrante da Fundação Ema Klabin.
Período: 06, 13, 20 e 27 de maio de 2024 (segundas-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 180,00
Carga horária: 8h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.
BIBLIOGRAFIA: Antonio Francisco Lisboa. Nossa Senhora da Piedade de Caeté. Basílica de Nossa Senhora da Piedade de Caeté. Disponível em: https://santuarionossasenhoradapiedade.arquidiocesebh.org.br/padroeira-de-minas/nossa-senhora-da-piedade/. Acesso: 18 dez. 2023. BAZIN, Germain. O Aleijadinho e a Escultura Barroca no Brasil. Trad. Marisa Murray. RJ: Distribuidora Record de Serviços de Imprensa, 1971. BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1987. CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos. RJ: José Olympio, 2012. DAVENPORT, Nancy. Fontes Europeias para os Profetas de Congonhas do Campo. ÁVILA, Affonso (org.). Barroco: teoria e análise. São Paulo: Perspectiva, 2013. Diocese de Amparo. Disponível em: http://www.diocesedeamparo.org.br/index.php/2018/03/27/historia-de-nossa-senhora-das-dores/. Acesso: 18 dez. 2023. Johann Baptist Klauber. Virgem Ajoelhada diante de Cristo Crucificado. The British Museum, London. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/image/594710001. Acesso: 18 dez. 2023. JORGE, Fernando. O Aleijadinho: sua obra, sua época, seu gênio. SP: Martins Fontes, 2006. MEIRON, Julio. Entre Cúpulas e Toucados: percursos pelos Passos e Profetas de Congonhas. (Tese de Doutorado). Doutorado Interunidades em Estética e História da Arte. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. MORGAN, David. Visual Piety. California: University of California Press, 1998. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: passos e profetas. BH: Itatiaia; SP: EDUSP, 1984. RÉAUX, Louis. Iconographie de l’Art Chrétien. Iconographie de la Bible Tome II Le Nouveau Testament. Paris: Presses Universitaires de France, 1957. ROSA, Beatrice. La Differenza tra Vesperbild e Pietà. Disponível em: https://larepubblicadeibeniculturali.com/author/beatrice-rosa/ Acesso: 18 dez. 2023. SANTIAGO, Camila Fernanda Guimarães. Os usos de gravuras europeias como modelos pelos pintores coloniais: três pinturas mineiras baseadas em uma gravura portuguesa que representa a Anunciação. Temporalidades Revista de História. Volume 3, número 1, jan./jul. 2011. SOBRAL, Luís de Moura. A Madalena da Crucificação de Congonhas: uma discrepância iconográfica ou um passo esquecido? In: REVISTA BARROCO, no. 12, 1982-83. -------. O Lavabo da Sacristia de São Francisco de Assis de Ouro Preto Atribuído ao Aleijadinho: novas interrogações, velhos temas. Conferência proferida no I Seminário Internacional de Escultura Devocional CEIB, em 24 de abril de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YHrTKaurjUk. Acesso: 18 dez. 2023. STABAT MATER. Disponível em: https://oracoes.arautos.org/2010/06/stabat-mater-nossa-senhora-das-dores/. Acesso: 18 dez. 2023.