Para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Museu de Arte Sacra de São Paulo convida a Profa. Dra. Wilma Tommaso para discutir sobre o significado da imagem da Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida é uma escultura de terracota de 30 cm da Imaculada Conceição, encontrada nas águas do Rio Paraíba por três pescadores em outubro de 1717. Mas qual é a origem da imagem da Imaculada Conceição tão propagada na Península Ibérica e no Brasil?

O objetivo da palestra é compreender o significado do dogma Mariano da Imaculada Conceição e a origem das representações da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ao longo dos séculos.

Professora
Wilma Steagall De Tommaso é Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “A Palavra É Imagem: Arte Sacra Contemporânea, História e Religião”, no LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia), FUNDASP; Membro da Academia Marial de Aparecida (AMA); Membro da Academia Brasileira de Mariologia (ABM); Membro Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); Autora dos livros O Cristo Pantocrator: Da origem às igrejas no Brasil na obra de Cláudio Pastro, Paulus (2017); Maria Madalena: História, Tradição e Lendas, Paulus (2020). Site: https://wilmatommaso.com.br.

Data: 11 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 11h00
Não é necessário fazer inscrição (sujeito a lotação)
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas-feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex.: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo

Compartilhar