O Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Instituto Brando Barbosa – RJ, do qual foi conselheira, prestam suas homenagens e se despedem da amiga e grande romancista, que nos deixa com um expressivo legado na literatura brasileira e mundial.

Com uma construção literária poética única e diferenciada, além de participação ativa no combate dos problemas humanos, faleceu aos 17 de dezembro de 2022 a escritora Nélida Piñon em Lisboa, Portugal.

Desde sua estreia em 1961 com o Guia Mapa de Gabriel Arcanjo, já de início se revelou muito mais que uma grande romancista. Sempre além da própria obra, sem partidarismo, nunca deixou de se manifestar sobre os problemas sociais brasileiros. De acordo com seu amigo pessoal, Pedro Paulo de Sena Madureira, defendia que o usuário consciente da palavra tem a obrigação de se posicionar da situação humana.

Considerada uma das 10 maiores romancistas do Brasil, com prêmios nacionais e internacionais, foi a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras. Prezadíssima e sempre fiel aos amigos, tinha um enorme prazer em recebê-los e tê-los por perto.

Para o editor Pedro Paulo, “Nélida deixa grande vazio na criação literária e humana, no Brasil e no mundo”.
Crédito da foto: Divulgação.

Compartilhar