MÉTODO 
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema. 

Objetivo: 
Este curso tem como objetivo principal oferecer uma abordagem reflexiva e interdisciplinar sobre as mulheres presentes na Bíblia, analisando suas histórias à luz dos contextos culturais, sociais, espirituais e artísticos em que viveram e foram representadas. Ao longo das aulas, propomos identificar e estudar personagens femininas do Antigo e do Novo Testamento, compreendendo seus papéis nas narrativas bíblicas e suas repercussões simbólicas. Contextualizar historicamente a condição da mulher nas sociedades bíblicas, destacando desafios, silêncios e formas de protagonismo. Explorar os significados simbólicos, teológicos e espirituais atribuídos às mulheres nas Escrituras, bem como suas representações nas artes visuais (pintura, escultura, vitral, manuscritos iluminados e iconografia sacra). Analisar como a Arte sacra e a História da Arte registraram, interpretaram e, por vezes, ressignificaram a imagem dessas figuras femininas, revelando aspectos profundos da cultura religiosa ocidental. Refletir sobre a relevância dessas figuras para a espiritualidade contemporânea, a fé, as discussões sobre gênero e o papel da mulher na tradição judaico-cristã. Fomentar uma leitura crítica e sensível da Bíblia e da Arte Cristã, reconhecendo o valor simbólico, histórico e espiritual das mulheres na tradição e na estética religiosa. 

CONTEÚDO: 

23 de abril de 2026 
Aula 7 – Rute e Noemi: fidelidade e reconstrução 
A narrativa visual do Livro de Rute: colheita, ternura e aliança. A mulher como ponte de continuidade histórica e espiritual. Representações da solidariedade feminina e da linhagem messiânica 

30 de abril de 2026 
Aula 8 – Ester e Judite: fé, beleza e resistência 
Retratos da astúcia e coragem feminina em pinturas renascentistas e barrocas. Judite e Holofernes: violência, salvação e erotismo simbólico. Ester no trono: beleza, realeza e salvação do povo na arte. 

07 de maio de 2026 
Aula 9 – Maria, mãe de Jesus: entre silêncio e glória 
A iconografia mariana: da Anunciação à Assunção. Mãe, discípula, intercessora: Maria na arte medieval, renascentista e barroca. Espiritualidade mariana e o ideal de feminilidade sagrada nas imagens. As representações de Maria e sua relação com São José, destacando o papel feminino na construção da Sagrada Família. 

14 de maio de 2026 
Aula 10 – As Mulheres da Sagrada Parentela de Cristo  
Na linhagem de Jesus Cristo, as mulheres ocupam um papel essencial. Santa Ana, mãe de Maria, cuja representação na arte medieval e renascentista enfatiza a transmissão da fé e a educação da Virgem. Santa Isabel, mãe de João Batista, aparece em cenas da Visitação, momento em que Maria e Isabel compartilham a anunciação da nova aliança.  

21 de maio de 2026 
Aula 11 – Mulheres seguidoras de Jesus 
Maria Madalena, Marta, Maria de Betânia e outras figuras femininas. A presença das discípulas nas representações da Paixão e Ressurreição. O olhar de Cristo sobre a mulher na arte: compaixão, cura e escuta. 

28 de maio de 2026 
Aula 12 – As mulheres nas primeiras comunidades cristãs 
Priscila, Febe, Lídia e outras colaboradoras de Paulo na arte paleocristã. A tensão entre o espaço de fala e a normatização da mulher. Imagens e símbolos das mulheres nas catacumbas, mosaicos e relíquias 

A quem se destina: 
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral. 

Professor: 
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais e universidades. Colabora também com organizações que atuam na formação de executivos e CEOs, com foco em Lifelong Learning e no papel estratégico da cultura para lideranças contemporâneas. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Já ministrou aulas em Portugal e na Itália, integrando o conteúdo acadêmico à vivência in loco. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália. Conduz trabalhos interdisciplinares e articula diferentes áreas do saber.  

06 dias de aulas 
Datas: 23, 30 de abril, 07, 14, 21 e 28 de maio de 2026 (quintas-feiras) 
Horário: das 15 às 17h 
Carga horária: 08h 
Valor: R$ 350,00 à vista 
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br  
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens) 
No final do curso o aluno receberá o certificado 

O curso será realizado a partir do Microsoft Teams. 

BIBLIOGRAFIA: 
ALMEIDA, Marcia. Mulheres na Bíblia: entre imagens e silêncio. São Paulo: Paulus, 2007. 
ALVES, Rubem. A arte e o sagrado: os gestos e os símbolos do divino. São Paulo: Papirus, 1991. 
ARMSTRONG, Karen. A Bíblia: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 
BERGANT, Dianne. Rute e Noemi: Amizade e Aliança. São Paulo: Paulinas, 2002. 
COELHO, Maria. A Mulher na Bíblia. São Paulo: Loyola, 2005. 
EMILE MALE. A arte religiosa do século XIII na França. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 
FISKE, Margaret. Biblical Women: Reading Their Stories with New Eyes. Minneapolis: Fortress Press, 1995. 
HALL, James. Dicionário de temas e símbolos da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 
KASS, Leon R. The Beginning of Wisdom: Reading Genesis. New York: Free Press, 2003. 
KELLER, Catherine. Gênese do Gênero. Petrópolis: Vozes, 2020. 
MEYERS, Carol. Women in Scripture. Grand Rapids: Eerdmans, 2000. 
PELLEGRINI, Giorgia. Maria, a mãe de Jesus na história da arte. São Paulo: Loyola, 2010. 
PELIKAN, Jaroslav. A Tradição Cristã: A História do Desenvolvimento da Doutrina. São Paulo: Loyola, 2000. 
RICŒUR, Paul. O Simbolismo do Mal. Petrópolis: Vozes, 1990. 
RUSSELL, Letty M. Teologia Feminista. Petrópolis: Vozes, 2001. 
RUETHER, Rosemary Radford. Teologias Feministas. São Paulo: Paulinas, 2006. 
SCHÜSSLER FIORENZA, Elisabeth. A Bíblia e as Mulheres. São Paulo: Paulinas, 2007. 
SCHÜSSLER FIORENZA, Elisabeth. Em memória dela. São Paulo: Paulinas, 2005. 
SCHWANTES, Frei Carlos Josaphat. Arte Cristã: História e Teologia da Arte. São Paulo: Loyola, 2001. 
SPONG, John Shelby. Jesus para o Mundo Real. Rio de Janeiro: Record, 2004. 
THURMAN, Howard. Jesus e os Deserdados. Petrópolis: Vozes, 2017. 
TRIBLE, Phyllis. Texts of Terror. Philadelphia: Fortress Press, 1984. 
VILAÇA, Helena. As Mulheres e a Religião. Petrópolis: Vozes, 2004. 

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