MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.
Objetivo:
Este curso tem como objetivo principal oferecer uma abordagem reflexiva e interdisciplinar sobre as mulheres presentes na Bíblia, analisando suas histórias à luz dos contextos culturais, sociais, espirituais e artísticos em que viveram e foram representadas. Ao longo das aulas, propomos identificar e estudar personagens femininas do Antigo e do Novo Testamento, compreendendo seus papéis nas narrativas bíblicas e suas repercussões simbólicas. Contextualizar historicamente a condição da mulher nas sociedades bíblicas, destacando desafios, silêncios e formas de protagonismo. Explorar os significados simbólicos, teológicos e espirituais atribuídos às mulheres nas Escrituras, bem como suas representações nas artes visuais (pintura, escultura, vitral, manuscritos iluminuras e iconografia sacra). Analisar como a Arte sacra e a História da Arte registraram, interpretaram e, por vezes, ressignificaram a imagem dessas figuras femininas, revelando aspectos profundos da cultura religiosa ocidental. Refletir sobre a relevância dessas figuras para a espiritualidade contemporânea, a fé, as discussões sobre gênero e o papel da mulher na tradição judaico-cristã. Fomentar uma leitura crítica e sensível da Bíblia e da Arte Cristã, reconhecendo o valor simbólico, histórico e espiritual das mulheres na tradição e na estética religiosa.
CONTEÚDO:
05 de março de 2026
Aula 1 – Introdução: Por que estudar as mulheres da Bíblia na Arte?
A invisibilidade e o silenciamento histórico das mulheres na arte sacra. Métodos de leitura: abordagem de gênero e iconografia. A mulher como símbolo e realidade: do texto bíblico à imagem artística.
12 de março de 2026
Aula 2 – A mulher no mundo bíblico: cultura visual, leis e cotidiano
A condição feminina nas sociedades hebraicas e greco-romanas nas artes. Representações do casamento, maternidade, trabalho e religiosidade. Iconografia da mulher nos rituais e nas estruturas simbólicas do culto.
19 de março de 2026
Aula 3 – Eva e as origens da humanidade feminina
A criação da mulher no Gênesis: imagens do Paraíso e da Queda. Eva e Lilith na arte cristã, medieval e moderna. Imagens de culpa, desejo e redenção: o corpo feminino como campo simbólico
26 de março de 2026
Aula 4 – Matriarcas: Sara, Rebeca, Raquel e Lia
Representações das matriarcas na pintura religiosa e nos ciclos bíblicos. Fertilidade, aliança e genealogia nas artes visuais. Conflitos e protagonismos em manuscritos, afrescos e esculturas.
02 de abril de 2026
Aula 5 – Mulheres de coragem: Miriã, Débora e Jael
Iconografia da liderança feminina: profetisas e guerreiras na arte. Música, dança e poesia visual: Miriã e o cântico da libertação. Jael e a violência sagrada: imagens de heroísmo e resistência
09 de abril de 2026
Aula 6 – Mulheres anônimas e suas vozes
Esposas, servas, viúvas e estrangeiras nas margens das obras de arte. A mulher invisível na arte sacra: entre silêncio e sugestão simbólica. A presença da ausência: como a arte ecoa as figuras esquecidas.
A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais e universidades. Colabora também com organizações que atuam na formação de executivos e CEOs, com foco em Lifelong Learning e no papel estratégico da cultura para lideranças contemporâneas. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Já ministrou aulas em Portugal e na Itália, integrando o conteúdo acadêmico à vivência in loco. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália. Conduz trabalhos interdisciplinares e articula diferentes áreas do saber.
06 dias de aulas
Datas: 05, 12, 19, 26 de março, 02 e 09 de abril de 2026 (quintas-feiras)
Horário: das 15 às 17h
Carga horária: 08h
Valor: R$ 350,00 à vista
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
No final do curso o aluno receberá o certificado
O curso será realizado a partir do Microsoft Teams.
BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, Marcia. Mulheres na Bíblia: entre imagens e silêncio. São Paulo: Paulus, 2007.
ALVES, Rubem. A arte e o sagrado: os gestos e os símbolos do divino. São Paulo: Papirus, 1991.
ARMSTRONG, Karen. A Bíblia: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BERGANT, Dianne. Rute e Noemi: Amizade e Aliança. São Paulo: Paulinas, 2002.
COELHO, Maria. A Mulher na Bíblia. São Paulo: Loyola, 2005.
EMILE MALE. A arte religiosa do século XIII na França. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FISKE, Margaret. Biblical Women: Reading Their Stories with New Eyes. Minneapolis: Fortress Press, 1995.
HALL, James. Dicionário de temas e símbolos da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KASS, Leon R. The Beginning of Wisdom: Reading Genesis. New York: Free Press, 2003.
KELLER, Catherine. Gênese do Gênero. Petrópolis: Vozes, 2020.
MEYERS, Carol. Women in Scripture. Grand Rapids: Eerdmans, 2000.
PELLEGRINI, Giorgia. Maria, a mãe de Jesus na história da arte. São Paulo: Loyola, 2010.
PELIKAN, Jaroslav. A Tradição Cristã: A História do Desenvolvimento da Doutrina. São Paulo: Loyola, 2000.
RICŒUR, Paul. O Simbolismo do Mal. Petrópolis: Vozes, 1990.
RUSSELL, Letty M. Teologia Feminista. Petrópolis: Vozes, 2001.
RUETHER, Rosemary Radford. Teologias Feministas. São Paulo: Paulinas, 2006.
SCHÜSSLER FIORENZA, Elisabeth. A Bíblia e as Mulheres. São Paulo: Paulinas, 2007.
SCHÜSSLER FIORENZA, Elisabeth. Em memória dela. São Paulo: Paulinas, 2005.
SCHWANTES, Frei Carlos Josaphat. Arte Cristã: História e Teologia da Arte. São Paulo: Loyola, 2001.
SPONG, John Shelby. Jesus para o Mundo Real. Rio de Janeiro: Record, 2004.
THURMAN, Howard. Jesus e os Deserdados. Petrópolis: Vozes, 2017.
TRIBLE, Phyllis. Texts of Terror. Philadelphia: Fortress Press, 1984.
VILAÇA, Helena. As Mulheres e a Religião. Petrópolis: Vozes, 2004.













