MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.
OBJETIVO
O curso tem por objetivo apresentar um panorama sobre a utilização da técnica milenar do mosaico na arquitetura, abordando suas potencialidades históricas, simbólicas e estéticas como expressão iconográfica entre a Roma Antiga, a Roma Cristã e o Império Bizantino. Desse modo, apresenta-se as tradições artísticas desde a antiguidade romana que utiliza mosaicos nos pavimentos de termas e vilas; posteriormente, com a Cristandade, a constituição dos templos incorporando a técnica dos mosaicos também nas decorações de paredes e tetos. Para tal análise, passa-se por Constantinopla, Ravenna e Veneza a fim de verificar as transformações dos significados culturais e simbólicos expressos pela técnica dos mosaicos que revelando conexões entre o Ocidente e o Oriente.
CRONOGRAMA:
25 de fevereiro de 2026
Aula 1: Roma Antiga: aqui será abordada a utilização da técnica do mosaico nos edifícios da antiguidade, observando sua aplicação nos grandes conjuntos de Termas e vilas Romanas.
04 de março de 2026
Aula 2: Roma Cristã: nesta aula será abordada a incorporação dos mosaicos nos edifícios construídos para a cristandade a partir do século IV em Roma
11 de março de 2026
Aula 3: Constantinopla: com a subdivisão do poderio de Roma, nesta aula será verificada a difusão e incorporação dos mosaicos nos edifícios construídos pelo Império Romano do Oriente e sua posterior incorporação nos edifícios da Cristandade no Império Bizantino.
18 de março de 2026
Aula 4: Ravena: a vasta utilização dos mosaicos nos edifícios da cristandade construídos na terceira capital do Império Romano do Ocidente, obras-primas da técnica do mosaico em paredes.
25 de março de 2026
Aula 5: Veneza: a ampla incorporação da técnica dos mosaicos bizantinos na Basílica de San Marco, consolidando a interconexão entre a iconografia cristã difundida no Oriente e no Ocidente
Angela Rosch Rodrigues é Pós Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde desenvolveu pesquisa em História e teoria da arquitetura com período na Sapienza Università di Roma (2019-2020); apoio FAPESP. Tem doutorado (2017) pela FAU-USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo e patrimônio cultural.
05 dias de aulas
Datas: 25 de fevereiro, 04, 11, 18 e 25 de março de 2026 (quartas-feiras)
Horário: das 17 às 19h
Carga horária: 10h
Valor: R$ 310,00 à vista
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
No final do curso o aluno receberá o certificado
O curso será realizado a partir do Microsoft Teams.
Bibliografia:
JORDAN, R. F. História da Arquitectura no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo, 1985.
KRAUTHEIMER, R. Early Christian and Byzantine Architecture. Baltimore: Penguin Books, 1965.
RICE, D. T. The Art of Byzantium. Londres: Thames & Hudson,1959.