O Museu de Arte Sacra promove um Curso Prático sobre “Materiais Artísticos Científicos e Fundamentos na Conservação e Restauração Museal” , com a Profª  Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso (Titina Corso)


Total de horas: 80 horas / módulo
Periodicidade: Sábado e Domingo das 09hs às 17hs
Duração:  9 e 10 de fevereiro, 16 e 17 de março, 13 e 14 de abril, 18 e 19 de maio, 8 e 9 de junho de 2019


OBJETIVOS:
Este curso foi pensado para introduzir os profissionais interessados nos conhecimentos artísticos e técnicas aplicadas no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial com olhar para os séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra na linha do tempo, identificando de sua materialidade, em experiência imersiva nos processos criativos interagindo de forma prática com a técnica erudita e contemporânea, estudar os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos. Fomentando a capacitação dos alunos para o reconhecimento da obra original e seu processo de fatura nas abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados para a realização artística. O aluno também fará reflexões através da fundamentação teórica dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área.
Essa proposta educativa se transforma a medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas na observação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros acervos museais. Capacita-se o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.


Objetivos específicos:
– Discutir as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes bi e tridimensionais na base criadora;
– Identificar os materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica do espaço museológico e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura das obras, em seus elementos decorativos e característicos;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação catalográfica;
– Introdução ao preparo de fórmulas básicas para o processo artístico e técnico científico;


Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas em acervo museal e de coleção, produzindo obras experimentais desenvolvidas em suportes como: Tela encolada; Gesso integral; Barro; Madeira; Papel Machê e elementos mistos. Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico regionalizado e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração aplicados sobre os suportes mencionados e como preparar fórmulas básicas.


Conteúdo Programático
– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais aos contemporâneos no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas.
– Bases de preparação (cargas e aglutinantes)
– Têmperas (cargas e aglutinantes)
– Vernizes (resinas e solventes)
– Tipos de ferramentas (pincéis e cerdas; gral e pistilo; etc.)
– Suportes
– Estudo de cores: círculo cromático e escala de valores
– A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade.
– Construção de documentação catalográfico.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes).
– Realização e manipulação de material artístico específico – metodologia.


Metodologia
1.   Aula com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação”, para compreensão do material artístico.
2.   Visitação ao acervo do Museu para reconhecimento de técnicas tradicionais.
3.   Manipulação prática de materiais artísticos tradicionais e contemporâneos e ferramental de procedimentos artísticos.
4.   Estudos de casos por:
–  Trabalhos executados pela professora e detalhado para esta finalidade.
–   Trabalhos executados pelos colegas de curso em grupo colaborativo.
5.   Textos, livros, blogs, filmes, como auxiliares.
6.   Introdução à douração falsa e verdadeira.
7.   Vivência inter e transdisciplinar na linha do tempo da imagem estudada, sua necessidade em ser conservada ou restaurada, sob o ponto de vista da historicidade, ciência, reconhecimento patrimonial de materiais e produção artística empregada no bem móvel.
8.   Estudos da fundamentação teórica para a Conservação e Restauração.


Material Necessário por aluno:
–   Luva nitrílica
–   Pincéis (Tigre 308 nº 0; Condor 421 nº 6 e 12; Tigre 141 nº 4 e 6)


Método Avaliativo

Procedimentos conceituais:
–  Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
–  Dinâmica de equipe e pesquisa.
–  Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
–  Socialização da produção do conhecimento.

EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual


Procedimentos Atitudinais:
–  Concentração e atenção.
–  Atitude inter e transdisciplinar.
–  Conduta científica.
–  Relacionamento interpessoal.
–  Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
–  Organização e método no desenvolvimento prático.
–  Organização pessoal.


Docente
Professora Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré, graduada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513


Bibliografia adotada:

MAYER, Ralf – Manual do Artista – Martins Fontes ed.
SMITH, Ray – Manual Prático do Artista – São Paulo; ed. Dorling Kinderly/ Ambientes e Costumes Editora, 2008.
VASARI, Giordio – Vida dos Artistas – Ed. Martins Fontes
LORÊDO, Wanda M. – Iconografia Religiosa – Dicionário Prático de Identificação; Pluri Edições.
CARR-GOMM, Sarah – Dicionário de Símbolos na Arte: Guia Ilustrado da Pintura e da Escultura Ocidentais; Tradução Marta de Senna. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
GOMBRICH< E. H. – A História da Arte; Tradução Cristiana de Assis Serra – Rio de Janeiro: LTC, 2013.
JONES, Owen – A Gramática do Ornamento; Tradução Aline Azuma Rosenberg – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.
SUDAWAY, Yan – Mistura de Cores; Tradução Sabrina Gabricht de Oliveira. Ambientes & Costumes Editora Ltda, SP – 2012.
PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente – Léo Christiano e Editorial Ltda.
CENNINI, Cennino – El Libro Del Arte – Ediciones AKAL, Madri
BRANDI, Cesare – Teoria do Restauro. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
BOITO, Camillo – Os Restauradores. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
DOERNER, Max. Los Materiales de Pintura Y Su Empleo En El Arte. Editorial Reverté, S. A. (Barcelona – Bogotá – Buenos Aires – Caracas – México); 5ª edición.
INSTITUTO DOS MUSEUS E DA CONSERVAÇÃO Org COSTA, P. Pintura, Artes Plásticas e Artes Decorativas Normas de Inventário. Portugal. DPI Cromotipo, 1ª. Edição, 2007.
MENDES, Marylka, SILVEIRA, Luciana, BEVILAQUA, Fátima e BAPTISTA, Antonio (orgs). Conservação: Conceitos e Prática. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 2ª edição, 2011.
LEMBO, Antônio e SARDELLA, Antônio. Química. São Paulo. Ática, 1981.
THOMPSON, Daniel co BERENSON, Bernard. The Materials and Techniques of Medieval Painting. N.Y. Dover Publications, 1956.
THOMPSON, Daniel. The Practice of Tempera Painting, Materials and Methods. New York. Dover Publications, INC. 1936.


Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.


2 aulas mensais – 5 meses de aula
Datas:
Fevereiro – 09 e 10 (sábado e domingo)
Março – 16 e 17 (sábado e domingo)
Abril – 13 e 14 (sábado e domingo)
Maio – 18 e 19 (sábado e domingo)
Junho – 08 e 09 (sábado e domingo)
Horário: das 9 às 17hs (intervalo para o almoço)
Carga horária: 70 hs
Vagas: 30
Valor:  R$ 400,00 mensal (caso a opção seja depósito ou dinheiro) R$ 450,00 no cartão
R$ 1.700,00 a vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação.

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