MÉTODO
Curso presencial

Objetivo Geral: Apresentar os elementos que compõem a notação musical tradicional (partitura), partindo de atividades práticas que conduzam à compreensão teórica da música e possibilitem o estudo autônomo do público interessado.

Objetivos específicos:
– Identificar os elementos que compõem a partitura;
– Introduzir os aspectos métricos e rítmicos da teoria musical;
– Compreender os principais elementos melódicos presentes na partitura;
– Compreender a relação entre o código escrito e a prática musical.

Ementa: Este curso é organizado em quatro encontros, a fim fornecer ferramentas, de forma prática e teórica, para a leitura e estudo de partituras musicais.

Docente:
Denise Castilho Cocarelli
Doutoranda na área de Performance em Regência Coral pela ECA-USP, obteve título de Mestre em Música e é graduada em Licenciatura em Música pela mesma instituição, atuando, ao longo de sua formação acadêmica, especialmente nas áreas de Regência Coral e Educação Musical. Atualmente, é Regente titular do Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo e professora de Canto Coral na EMESP Tom Jobim.

Programa:

15/05: Identificando os elementos da partitura
Propriedades do som: altura, duração, timbre e intensidade; o pulso na música; notas musicais. Exercícios teóricos e práticos.

22/05: A proporção rítmica na teoria e na prática
Figuras musicais; O conceito da fórmula de compasso. Exercícios de pulso e introdução à leitura rítmica.

29/05: A escrita das alturas na partitura
Notas musicais, pentagrama e claves; Exercícios de escrita e leitura melódica.

05/06: Melodia e ritmo: elementos em simultaneidade.
Introdução à compreensão dos elementos da tonalidade; Tom, semitom e acidentes; Exercícios teóricos e práticos de leitura rítmico-melódica.

Datas: 15, 22, 29 de maio e 05 de junho de 2024 (quartas-feiras)
Horário: das 13 às 15h30
Carga horária
: 10h
Valor: R$ 200 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

Bibliografia:
AVILA, Marli Batista. Aprendendo a ler música. SÃO PAULO: MUSICI - Assessoria Pedagógico-Musical, 1996. 51p.
LIMA, Marisa Ramires Rosa de; FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. Exercícios de teoria musical. 2.ed. : embraform, 2004. 167p.
MED, Bohumil. Teoria da música. 5.ed. Brasília: MusiMed, 2017. 423p.
SCHMELING, Paul. Berklee teoria da música. São Paulo: Passarim, 2014. 132p.