O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL

O Barroco surge numa época de crise moral e cultural no qual o Renascimento não atende mais as necessidades dos indivíduos. O contexto histórico é dado pela reforma protestante, que diminui a hegemonia católica na Europa e dirige suas atenções para o continente recém descoberto; pelo saque de Roma em 1527, que fez a cristandade ficar atônita diante da profanação da cidade mais sagrada do Ocidente; pelo avanço turco-otomano, que chega às portas de Viena em pleno século XVI; pelas guerras religiosas, que dão um contexto de genocídio permanente; pelo desmantelamento da economia causado pela inflação e aumento de preços, devido aos metais vindo da América; a concentração de renda nas mãos de poucos e a concentração do poder que resulta no Absolutismo.

O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a arte e a cultura barroca do século XVII e XVIII, discutindo as formas que a arte assumiu na sociedade nesse período. Pretende-se entender como o Barroco possibilitou a construção de um discurso intelectual sofisticado por meio de símbolos e alegorias que ofereciam várias possibilidades de interpretação. O curso ressalta ainda os nomes dos principais artistas que atuaram na época e o discurso político e religioso que atendiam.

• Apresentar a arte barroca como material reflexivo;
  • Analisar, criticar e contextualizar a arte barroca por meio das regras de composição do discurso que incluíam o pensamento político, religioso e simbólico;
  • A arte em modelos, tratados, protocolos e o uso dos diversos discursos para a composição e a produção da arte.
  • Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
  • Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte esteja presente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O Barroco e a modernidade
A Europa moderna. A Cultura do Barroco. Fundamentos históricos e artísticos.

2. A sociedade de corte, etiqueta e cerimonial
A fabricação do rei. Paris no tempo do Rei Sol

3. As cidades no mundo Barroco
Europa: Imagem e persuasão. As cidades coloniais

4. Simbolismo e Alegoria no mundo Barroco
Imagem e persuasão

5. A Leitura no mundo Barroco
Ser erudito na Europa moderna e nas colônias

6. Arte, Religião e poder: a arte da Contrarreforma
A arte da Contrarreforma na Europa: Itália, Espanha e Portugal.

7. Arte, Religião e poder: o norte da Europa
A arte do poder: França. O Barroco flamengo: Rubens e Rembrandt.

8. O Barroco nas Américas
A colonização americana: o Barroco no México, no Peru e no Brasil.

A QUEM SE DESTINA

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSOR

Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Trabalhou em órgãos de conservação do patrimônio histórico e museus, realizando pesquisas, orientações, curadorias e participações em revistas especializadas. Atualmente é professor universitário em instituições privadas e atuante no Museu de Arte Sacra de São Paulo, onde ministra cursos de extensão e estudos in loco no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

INSCRIÇÕES
através da nova plataforma de cursos do MAS, MAS Educação, clique aqui para acessar.