MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes, É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.
A história da arte não é feita apenas de normas clássicas. O sistema artístico das grandes civilizações passa, às vezes, por situações de dispersão e de esgotamento. É quando as inovações ou as interferências provenientes de culturas periféricas começam a deformar a linguagem dominante. “Medievais” (no sentido de mediadores) são os períodos históricos dominados por expressões híbridas, caracteristicamente abertas à experimentação e à especulação.

Programa de aulas:
01 de julho de 2024
Aula 1. Antiguidade Tardia.
Arquitetura entre esplendor e extravagância. Domus Aurea, Panteón, Termas de Caracalla. Monarquia e monoteísmo: imagens oficiais e o problema da sacralização do imperador.

03 de julho de 2024
Aula 2. Iconografias em construção: Cristo e Buda (parte 1).
As catacumbas e o peixe-acróstico. Empréstimos pagânicos, o antigo Orfeu grego transfigura-se em Jesus, o “Bom Pastor”. A cristianização das basílicas. Santa Sabina (Roma) e a primeira imagem da Paixão. Mausoléu de Galla Placidia (Ravena) e o esplendor bizantino.

08 de julho de 2024
Aula 3. Iconografias em construção: Cristo e Buda (parte 2).
A Civilização de Gāndhāra. Complexo monástico, Ajanta (Índia). Buda de Bamiyan (Afeganistão). “Estátua de Tara”, a personificação feminina de Buda (Sri Lanka).

10 de julho de 2024
Aula 4. Cruzamentos improváveis: as delícias do hibridismo (parte 1).
As filigranas e o pergaminho, Lindisfarne (Escócia). As “páginas-tapete” da caligrafia islâmica, Kufa (Iraque). Mosaicos bizantinos e gosto mourisco, Monreale (Sicilia).

15 de julho de 2024
Aula 5. Cruzamentos improváveis: as delícias do hibridismo (parte 2).
Shiva e as águas do Ganjes, Chenmai (Índia). A Cidade dos Budas, Borobodur (Java). A longa travessia budista nos desertos da Ásia, Dunhuang (China).

17 de julho de 2024
Aula 6. A Era dos Principados: Granada dos Sultões.
Um microcosmo agrícola e industrial. O estrangulamento entre reinos cristãos ibéricos e dinastias marroquinas. Alhambra: Palácio de Comares, Pátio dos Leões, El Generalife.

22 de julho de 2024
Aula 7. A Era dos Principados: Florença dos Banqueiros.
A lã, as finanças e a arte. Queda de Constantinopla e a “Paz de Lodi”, a nova ordem política italiana. Os Medici e a “República” – só que não… Brunelleschi e a reinvenção do mundo clássico.

24 de julho de 2024
Aula 8. Giotto e Mu Qi: a imagem e a palavra.
Um era italiano, e protagonizou a superação dos moldes bizantinos. O outro, chinês, buscou na tradição budista e confuciana a resposta à crise política de seu tempo. Dois artistas de mundos distantes colocam o problema da ausência de palavras na visualidade pura.

Datas: 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22 e 24 de julho de 2024 (segundas e quartas)
Aulas: Das 16 às 18 horas
Carga horária: 16h
Valor: R$ 420,00 à vista – R$ 450,00 (duas vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO ENVIADO POR E-MAIL
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

Bibliografia:
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana. São Paulo: Cosac Naify, 2003, vols. 1-3.
BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BELTING, Hans. Florencia y Baghdad. Una historia de la mirada entre Oriente y Occidente. Madrid: Ediciones Akal, 2012.
BURCKHARDT, Titus. A Arte Sagrada no Oriente e no Ocidente: princípios e métodos. São Paulo: Attar, 2004 [1955].
CHASTEL, André. Fables, formes, figure. Paris: Flammarion, 1978, vols. 1-2.
CORMACK, Robin. Byzantine Art (Oxford History of Art). Oxford: Oxford University Press, 2018.
ECO, Umberto (ed.). Idade Média - Bárbaros, cristãos e muçulmanos. Lisboa: Publicações Don Quixote, 2010.
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
RAVEGNANI, Giorgio. Bisanzio e l'Occidente Medievale. Bologna: Il Mulino, 2019.
ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
Compartilhar