Método:

OBJETIVO GERAL:
A definição de um “geoglifo” vai muito além da simples compreensão de sua construção física, pois envolve uma cosmovisão inserida ao meio ambiente e conceitos que se perderam com a chegada dos europeus em nosso continente. Os geoglifos foram manifestações sagradas bastante difundidas nas Américas, com exemplares identificáveis em diversas regiões, em especial, da América do Sul. O encontro busca revelar os métodos usados para sua construção, contrapondo três áreas bem definidas: Peru, Brasil e Chile. É um repensar tardio sobre nossa própria identidade latino-americana, mostrando que no passado pré-colombiano, práticas comuns eram compartilhadas com diversos povos, independente de suas posições geográficas.

CONTEÚDO:
– Definição de Geoglifo
– Definição de “Mistério Arqueológico”
– A construção de um Geoglifo
– Geoglifos: celebração da vida e da fertilidade
– O povo Nasca
– Teorias para as Linhas de Nasca
– Rituais Sagrados – Tornar o Solo Sagrado
– Os geoglifos do Chile
– Os geoglifos do Brasil

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para aqueles que estudam arqueologia, história dos povos pré-colombianos da América do Sul e dos fenômenos conhecidos como geoglifos. Também é de interesse geral para aqueles que desejam aprender mais sobre os chamados “mistérios da arqueologia” e identidade latino-americana.

PROFESSOR:
Dalton Delfini Maziero é historiador formado pela PUC-SP e pós graduado em arqueologia pela UNISA-Santo Amaro. Profissional especializado pelo IEB-USP em organização de Arquivos Históricos e implantação de Centros de Documentação. Escritor com diversas obras publicadas nas áreas de arqueologia pré-colombiana, história marítima e relatos de viagens. Coordenador do Blog “Arqueologia Americana”, para difusão da arqueologia em nosso continente e autor das Colunas Jornalísticas “América Misteriosa” e “Piratas dos Sete Mares”, ambas pelo Jornal Página 3 – SC. Explorador com incursões de estudo em diversos países da América Latina. Em 1997, tornou-se o primeiro brasileiro a contornar a pé o Lago Titicaca, num percurso de 1.300 km em busca de sítios arqueológicos desconhecidos e lendas do povo aymara.

Data:  25 de maio de 2024 (sábado)
Investimento: R$ 30,00
Informações: 11 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662