METODOLOGIA
Curso presencial

OBJETIVO GERAL
O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a segunda metade do século XIX na França, alcançando a virada do século em 1900.  Este momento coincide com o Segundo Império e a Terceira República Francesa, sendo caracterizado pelo otimismo, pela prosperidade econômica, pela expansão colonial, pelo avanço da tecnologia e da ciência e pelas inovações culturais. Esse foi um momento de grande efervescência cultural e artística, principalmente na França e particularmente em Paris. As artes floresceram marcadamente, com inúmeras obras-primas da literatura, música, teatro e artes visuais que ganharam amplo reconhecimento. Esse momento foi considerado a “Idade de Ouro” da Europa em contraste com as constantes revoluções do século XIX e as duas guerras mundiais posteriores. Esses fatores comparativos fizeram com que esse momento parecesse uma época de joie de vivre (alegria de viver) e ganhou o nome de Belle Époque quando nos referimos aos 1900. Paris era o retrato de uma era de otimismo e riqueza. O imperialismo francês estava no auge.  O país era um centro cultural de influência global. Alguns de seus modelos educacionais, instituições científicas e médicas estavam na vanguarda da Europa da época.

CONTEÚDO
Dia 05 de outubro de 2022
AULA  1 – Paris: modelos de uma transformação urbana
Haussmann foi escolhido pelo imperador Napoleão III para realizar um grande programa de renovação urbana de novas avenidas, parques e obras públicas em Paris. A renovação da cidade mudou suas habitações, o desenho das ruas e seus espaços verdes.

Dia 19 de outubro de 2022
AULA  2 – A Tecnologia, os Produtos e as Feiras Mundiais
A Torre Eiffel, construída para servir de grande entrada para a Feira Mundial de 1889, tornou-se o símbolo da cidade, para seus habitantes e visitantes de todo o mundo. Paris sediou outra Feira Mundial de sucesso em 1900, a Exposition Universelle. A luz elétrica começou a substituir a iluminação a gás e as luzes de néon foram inventadas. O nascimento do cinema.

Dia 09 de novembro de 2022
AULA 3 – O Impressionismo
O impressionismo se originou com um grupo de artistas sediados em Paris, cujas exposições independentes os trouxeram à proeminência durante as décadas de 1870 e 1880. O nome do estilo deriva do título de uma obra de Claude Monet que levou o crítico Louis Leroy a cunhar o termo em uma resenha satírica. Os impressionistas descobriram que podiam capturar os efeitos momentâneos e transitórios da luz do sol pintando ao ar livre. Retrataram como nunca o novo viver na França: o campo, a vida social e os encontros rápidos e fugidios.

Dia 16 de novembro de 2022
AULA 4 – Art Nouveau
Estilo de arte, arquitetura e arte aplicada, especialmente em artes decorativas. O estilo foi mais popular entre 1890 e 1910. Foi uma reação contra a arte acadêmica, o ecletismo e o historicismo da arquitetura e a decoração do século XIX.  Estilo que se inspirava nas formas naturais, como as curvas sinuosas de plantas e flores.

Dia 23 de novembro de 2022
AULA 5 – Moda e Costumes em 1900
Penas e peles exóticas foram mais proeminentes na moda do que nunca, quando a alta costura foi inventada em Paris, onde a moda começou a se mover em um ciclo anual. Em Paris, restaurantes como o Maxim’s alcançaram um novo esplendor e prestígio como locais para os ricos desfilarem. O estilo de vida boêmio ganhou um glamour diferente, exemplificado pelos cabarés de Montmartre.

Dia 30 de novembro de 2022
AULA 6 – Os cabarets e o can-can
O cabaré Moulin Rouge foi um marco para a época. O Folies Bergère foi outro local importante. As performances burlescas eram muito populares na Belle Époque. Dançarinas, socialites e cortesãs eram bem conhecidas em Paris e foram celebridades que ajudaram a modelar a icônica arte dos cartazes de Toulouse-Lautrec. O can-can, dança com sua típica formação de pernas, se tornou uma atração popular nos cabarés e também era extensamente retratado em cartazes pela cidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Compreender a representação da França na segunda metade do século XIX para a cultura ocidental.
– Contextualizar o papel das personalidades que frequentaram a França desse período.
– Entender a difusão da cultura e da etiqueta por meio dos salões, dos rituais e das celebrações na Paris do século XIX e em 1900.
– Apresentar a etiqueta, a moda e o refinamento dos gostos como material reflexivo para o entendimento da cultura;
– Analisar, criticar e contextualizar a cultura e o convívio por meio das regras sociais de comportamento de uma sociedade;
– Modelos, tratados, protocolos, vestuário, etiqueta e o uso dos diversos discursos e as melhores ações para determinadas situações, ocasiões de convívio e resoluções de conflitos no período do Segundo Império, da Terceira República Francesa e da Belle Époque;
A arte em modelos, tratados, protocolos e o uso dos diversos discursos para a composição e a produção da arte;
– Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte neoclássica esteja presente.

A quem se destina
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos da arte e da cultura, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado nessa divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou substituir, caso assim seja necessário.

Professor
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Datas: 05, 19 de outubro, 09, 16, 23 e 30 de novembro de 2022 (quartas-feiras) – 06 dias de aulas
Aulas: 19h00 às 21h30.
Carga horária: 15 horas
Valor: 310,00 à vista ou R$350,00 em duas vezes
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

As aulas serão presenciais

Compartilhar