Apresentação:
A história documentada (chamada também de história gravada) é uma parte da história humana que teve início no quarto milênio antes de Cristo, com a invenção da escrita. O curso abordará uma breve introdução ao surgimento da escrita com foco nos materiais e técnicas para a confecção e pintura dos manuscritos sagrados no Egito Antigo e os estudos na decifração dos Hieróglifos.


Conteúdo teórico:
O hieróglifo é um modelo de escrita pictográfica. O nome vem do grego antigo, hieros, “sagrado” e glyphein, “gravar” (escrita sagrada). O papiro constituiu o suporte físico usado para a escrita no Antigo Egito e civilizações do Oriente Médio (hebreus e babilônios) e todo o mundo greco-romano. Foi por volta de 2.500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, sendo considerado o precursor do papel.


Conteúdo prático:
– Pintura orientada da escrita sagrada egípcia (hieróglifos) em uma folha de papiro natural importado com uso de pigmentos minerais e aglutinantes naturais.


Material incluído no valor do curso:
folha de papiro, pigmentos naturais, resinas e aglutinantes, pincéis e penas para escrita, folhas para douração, e todo material de suporte necessário para a realização do curso prático. Cada aluno receberá um kit individual de materiais de modo a lhe estimular a realização de trabalhos futuros. Não é necessária a experiência em pintura.


Docente:
Arquiteta Especialista, Silvana Borges.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista na área de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e no restauro arquitetônico de pinturas murais nos processos de prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamento e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. Profissional associada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP), International Council of Museums (ICOM), Associação Brasileira de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Palestrante do Seminário Internacional Patrimônio Sacro no Teatro do Mosteiro de São Bento e da “Jornada do Patrimônio” (2017 e 2019) promovida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, profissional entrevistada para o documentário de abertura do Simpósio “Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico” pela TV PUC-SP. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia, arte sacra, oficinas de arte, materiais e técnicas artísticas. Desde 2014 é docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo ministrando os cursos com a temática: “Expressões na Arte Sacra”, onde como pesquisadora independente apresenta um estudo iconográfico do objeto-tema associado a uma aula prática das metodologias de pintura tradicionais em tempera (caseína, ovo e cola animal) e demais meios de técnicas artísticas  (aquarela, afresco, óleo e acrílico). Como artista plástica tem na sua produção desde 1988 até os dias atuais, uma notável evolução das técnicas de pintura em seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas, com a característica de um cromatismo equilibrado, fluido e luminoso, filtrando a realidade, e impregnando-a de um profundo humanismo, dispondo-a sobre a tela. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos acumulando inúmeras premiações e troféus, sua obra se faz presente em exposições e acervos de países como Brasil, México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, francês e alemão.

Cursos ministrados e pesquisas: https://borgessilvana.academia.edu/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083
Site: www.ateliersilvanaborges.com


Datas: será remarcado para uma nova data – sábado e domingo
Horário: das 10h às 15h com intervalo para o almoço
Valor do curso: R$320,00 (à vista) ou parcelado em 2 x de R$180,00 (todo material artístico está incluído no valor do curso).
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)
Inscrições pelo site: http://www.ateliersilvanaborges.com
Informações: (11) 99988-5128 (WhatsApp)
VAGAS LIMITADAS

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.

Compartilhar