Apresentação:
A história documentada (chamada também de história gravada) é uma parte da história humana que teve início no quarto milênio antes de Cristo, com a invenção da escrita. O hieróglifo é um modelo de escrita pictográfica. O nome vem do grego antigo, hieros, “sagrado” e glyphein, “gravar” (escrita sagrada). O papiro constituiu o suporte físico usado para a escrita no Antigo Egito e civilizações do Oriente Médio (hebreus e babilônios) e todo o mundo greco-romano. Foi por volta de 2.500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, sendo considerado o precursor do papel.

Conteúdo teórico (dia 25/02 das 10h às 12h)
Antes da aula prática será feita uma breve introdução ao surgimento da escrita com foco nos materiais e técnicas para a confecção e pintura dos manuscritos sagrados no Egito Antigo, exemplificando quais eram os tipos de pigmentos na época, sua origem, e como eram fabricados e utilizados. Será feita uma abordagem sobre os aspectos iconográficos da arte egípcia e o surgimento da arte copta que se desenvolveu entre os séculos IV e VII pelos povos cristianizados no Egito.

 Conteúdo prático: (dia 25/02 das 13h às 16h)
Pintura orientada da escrita sagrada egípcia (hieróglifos) em uma folha de papiro natural importado com uso de pigmentos minerais e aglutinantes naturais.

Material incluído no valor do curso:
folha original de papiro egípcio, pigmentos naturais, resinas e aglutinantes. Cada aluno receberá um kit individual de materiais de modo a lhe estimular a realização de trabalhos futuros. Não é necessária a experiência em pintura.

Cada aluno deverá trazer pinceis de sua preferência, recomenda-se trazer um pincel redondo fino:  modelo similar ao Condor código 425 número 0 (cerda sintética).

Docente:
Silvana Borges, Cursa o mestrado profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo, com ingresso em 2022; é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamentos e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Docente da Faculdade São Bento de São Paulo (FSB-SP), Universidade Santa Ursula (USU) e Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Integra os grupos de pesquisa: Estética e Arte Sacra (FSB-SP) e Arte sacra contemporânea: Religião e História, do LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Autora de coletâneas e histórias infantis, com textos traduzidos para o espanhol, francês e inglês com lançamentos em vários países, sua última premiação literária ocorreu na Feira do Livro de Lisboa de 2021.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Data: dia 25 de fevereiro de 2023 (sábado)
Horário: das 10h às 16h com intervalo para o almoço
Valor do curso: R$ 300,00 (todo material artístico está incluído no valor do curso).
Vagas: 25 alunos
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322- 5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Compartilhar