OBJETIVO:
A proposta desta viagem é realizar um estudo in loco sobre a arte e a cultura de Minas Gerais, tendo como cenário a vibrante cidade de Belo Horizonte. Fundada no final do século XIX como uma das primeiras capitais planejadas do Brasil, inspirada na Paris haussmanniana, a cidade guarda em sua história e em seu patrimônio artístico um testemunho fundamental da modernização brasileira. O curso pretende explorar tanto o processo de fundação da capital mineira quanto os marcos de sua projeção cultural no século XX, com destaque para o papel de Juscelino Kubitschek e dos modernistas na criação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, hoje reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Essa obra coletiva, assinada por nomes como Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx, simboliza a inserção do Brasil no debate internacional sobre modernidade e arte.
A viagem também nos conduzirá por museus, igrejas e centros culturais que reúnem algumas das mais importantes coleções públicas e privadas do estado: o Museu de Artes e Ofícios, o Memorial Mineiro e o Museu Abílio Barreto, entre outros. Cada instituição será abordada como espaço de memória e de preservação, revelando múltiplas dimensões da história mineira e brasileira. A Praça da Liberdade, coração cultural de Belo Horizonte, terá papel central em nosso percurso. Antigo centro do poder político, transformou-se em um polo de museus e centros de arte, evocando, em menor escala, a proposta da Ilha dos Museus de Berlim, ao reunir em um mesmo espaço diversas instituições dedicadas ao conhecimento, à memória e à criação artística.
Mais do que um roteiro de visitas, esta experiência busca evidenciar a importância cultural e artística de Belo Horizonte para a formação da identidade brasileira. Entre arquitetura, urbanismo, coleções e centros de produção cultural, o curso oferece uma imersão na história viva de uma capital que soube unir tradição e modernidade, local e universal, arte e memória.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Arte, Cultura e Identidade.
A arte e a história de Minas Gerais;
Belo Horizonte: a Paris mineira;
O Modernismo e a formação cultural de Minas Gerais;
O mito da mineiridade e a construção de práticas e mentalidades;
Minas Gerais: Barroco, Neoclássico; Neogótico; Ecletismo e Modernismo;
Casas, igrejas, museus e monumentos: análise iconográfica.
Patrimônio Histórico, Patrimônio Cultural e Identidade:
A arte como forma de conhecimento;
A composição do patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais;
A construção da memória local e sua relação com a história da arte brasileira;
Os monumentos históricos e a construção da identidade;
ROTEIRO:
10 de abril de 2026 (sexta-feira)
01 DIA – São Paulo/Belo Horizonte
Praça da Liberdade
Memorial Minas Vale
Instalado no antigo prédio da Secretaria da Fazenda, de 1897, a construção de estilo eclético foi projetada pela Comissão Construtora da Nova Capital. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levem o público em um percurso do século XVIII até os dias atuais. Personagens ilustres, vilas barrocas, grandes autores, cidadãos comuns, moda, comida típica e artesanato estão representados nos 31 espaços que compõem o Memorial.
Centro Cultural Banco do Brasil
A edificação tem seis andares e seu projeto arquitetônico foi concebido por Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais. De estilo eclético, com influências neoclássicas e art déco, o edifício foi inaugurado em 1930 para sediar a Secretaria de Interior e Justiça.
Casa Fiat de Cultura
Visita à obra “Civilização Mineira”, maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais.
11 de abril de 2026 (sábado)
02 DIA – Belo Horizonte
Museu de Artes e Ofícios
O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças entre objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré- industrial brasileiro, o Museu revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.
Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. Sua implantação motivou a requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.
Museu Histórico Abílio Barreto
Inaugurado em 18 de fevereiro de 1943 com o nome Museu Histórico de Belo Horizonte, quando era prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira. O espaço físico do museu divide-se entre duas edificações e uma interligando-as. A primeira é o antigo casarão que foi a sede da Fazenda do Leitão, ainda no antigo Curral Del Rey, construída pelo curralense José Candido Lúcio da Silveira por volta de 1883. Interligando os dois prédios que compreendem o museu, está um jardim com árvores centenárias e um bonde que antigamente circulou por Belo Horizonte.
A parte mais recente está compreendida em um edifício contemporâneo projetado (1994/98), pelo arquiteto Álvaro Hardy, ou simplesmente Veveco, juntamente com Mariza Coelho. Nessa edificação ficam expostas fotos das modificações sofridas na paisagem urbana de Belo Horizonte.
12 de abril de 2026 (domingo)
03 DIA – Belo Horizonte
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, foi projetado por Oscar Niemeyer, sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek, e construído entre 1942 e 1944. Em 17 de julho de 2016, o local passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade após reunião de membros da Unesco em Istambul, na Turquia. É categorizado como uma Paisagem Cultural. Conta com a Igreja São Francisco de Assis, Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Iate Tênis Clube, Casa Kubitschek.
Igreja São Francisco de Assis
Foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Lá podemos encontrar o painel de Portinari onde se vê um cachorro representando um lobo junto à São Francisco de Assis. Seu interior abriga a Via Crúcis, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas. Os painéis externos são de Cândido Portinari – painel figurativo e de Paulo Werneck – painel abstrato. Os jardins são assinados por Burle Marx. Alfredo Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze do batistério.
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Projetado para ser um cassino no início da década de 1940. Destacam-se trabalhos de Alberto da Veiga Guignard, Emiliano Di Cavalcanti, Ivan Serpa, Tomie Ohtake, Franz Weissman e Amilcar de Castro, além de uma significativa coleção de gravuras brasileiras, que conta com importante produção de Oswaldo Goeldi.
Retorno de Belo Horizonte à São Paulo
*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.
A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
PROFESSOR:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais e universidades. Colabora também com organizações que atuam na formação de executivos e CEOs, com foco em Lifelong Learning e no papel estratégico da cultura para lideranças contemporâneas. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Já ministrou aulas em Portugal e na Itália, integrando o conteúdo acadêmico à vivência in loco. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália. Conduz trabalhos interdisciplinares e articula diferentes áreas do saber.
Investimento: terrestre
PARTE TERRESTRE:
Por pessoa em apto duplo : R$ 3.750,00
Por pessoa em apto triplo : R$ 3.330,00
Por pessoa em apto individual : : R$ 4.250,00
Investimento: aéreo: R$ 907,00
NDC LATAM
3050 10 Abr
09:30 10 Abr
10:45 01:15 CGH – SAO PAULO CNF – BELO HORIZONTE FUL 1 pc 23KG
R$ 431,98
NDC LATAM
3037 12 Abr
17:20 12 Abr
18:35 01:15 CNF – BELO HORIZONTE CGH – SAO PAULO FUL 1 pc 23KG
R$ 475,02
Carga Horária:
24 horas
INCLUSO:
Nestes valores está incluído:
– Transporte em micro-ônibus de turismo em Belo Horizonte conforme o programa.
– 02 Noites no Royal Collection Savassi Hotel em apto standard ou similar com café da manhã e taxas incluídas.
-01 Representante da Paradiso para o roteiro completo.
– 01 Jantar no sábado à noite
– Seguro viagem Coris
– 1 Rádio receptor de comunicação por pessoa desde o Brasil (acima de 15 alunos)
– Ingressos para as atrações
– Monitoria: Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias
Não está incluído:
– Refeições além dos cafés da manhã e qualquer despesa de caráter pessoal.
Condições de pagamento:
Financiamento em até 5x sem juros no boleto ou cartão de crédito.
À vista = 3% desconto
Condições de Cancelamento Parte Terrestre:
Cancelamento até 60 dias antes do embarque = cancelamento sem penalidades
Cancelamento de 59 dias a 30 dias antes do embarque = 30% de multa
Cancelamento de 29 dias a 10 dias antes do embarque = 50% de multa
Cancelamento de 09 dias até 04 dias antes do embarque = 75% de multa
Cancelamento a partir de 03 dias antes do embarque = 100% de multa
Passagem aérea nacional não reembolsável.
SAÍDA: dia 10 de abril de 2026 (sexta-feira) às 9h30
Aeroporto de São Paulo/Congonhas–Deputado Freitas Nobre
Av. Washington Luís, s/n – Campo Belo – São Paulo
RETORNO: dia 12 de abril 2026 (domingo), saindo do Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Confins–Tancredo Neves às 17h20, chegando no Aeroporto de São Paulo/Congonhas–Deputado Freitas Nobre – por volta das 18h35
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 ( somente mensagens )
Vagas limitadas













