O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo geral
Investigar elementos de proximidade entre as Culturas Brasileira e Portuguesa, naquilo que elas têm em comum e no que se afastam e/ou contradizem. Analisar a riqueza de nosso passado em comum, com um olhar efetivo voltado para o presente e para o futuro, buscando a ampliação de horizontes pessoais e coletivas.

Objetivos Específicos
Conceituar Cultura a partir de sua construção cotidiana na Língua Portuguesa
Desenvolver uma breve história das Culturas Brasileira e Portuguesa a partir de elementos de proximidade.
Comparar e Analisar as Culturas do Brasil e de Portugal, a partir de elementos fundamentais: Cotidiano, Música, Arte, Religião, História, Literatura etc.

Ementa
Este curso, em três encontros, propõe-se apresentar uma análise ampla do tema da Cultura entre Brasil e Portugal, a partir de uma análise comparativa, compreendendo as relações que, como personificação do mal, estabelece com o bem. Deseja também investigar a evolução da persona do Diabo, dos demônios e do Inferno.

Programa
O que é Cultura e como se fazem as Culturas Portuguesa e Brasileira
A alegria e a tristeza como expressões culturais em Brasil e em Portugal
A arte de sobreviver e ser quem somos na realidade do Brasil e de Portugal
Ah, essa Língua Portuguesa que é uma e são tantas!
As complexas relações com África entre Brasil e Portugal
A fé cristã e a realidade cultural de Brasil e Portugal
Brasil e Portugal: Diálogos Culturais
Diálogos entre muitas artes e muitas culturas no Brasil e em Portugal
O programa será cumprido de forma linear, no que respeita à progressão dos conteúdos, favorecendo as produções que melhor interessem para a compreensão da cultura brasileira.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para o público em geral, mas, de modo especial interessados nas Artes, na História, Letras, Filosofia e interessados em geral dispostos a investigar o imaginário e cultura associados à imagem de Satanás, inclusive, na sua interface com a a arte, a literatura, a religião, a filosofia e a cultura medieval e contemporânea.

Período: 12, 19 e 26 de maio de 2025 (segundas -feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 110,00 à vista
Carga horária: 06 h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br –
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É articulista do jornal português “O Público”, na versão Brasil, em que discute as relações culturais e semióticas entre Brasil e Portugal a partir da Língua Portuguesa.

BIBLIOGRAFIA
BARROS, B. T. Gestão à brasileira: Somos ou não diferentes? uma comparação com América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Wilson. História da Inteligência Brasileira. Volume 1. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2010.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LOURENÇO, E. Nós e a Europa ou as duas razões. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
PEREIRA, M. de L. Em busca de uma memória ibérica. Revista Lusófona de Ciência Politica e Relações Internacionais, VI, n. 11, 2007.
SARAIVA, A. J. História da Cultura em Portugal. Lisboa: Jornal do Foro. 2 vols,1950.
RAMOS, Rui (coord.). História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros, 2010.
REAL, M. Introdução à cultura portuguesa: séculos XIII a XIX. Lisboa: Planeta, 2011.
VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
Compartilhar