CURSO EAD 100% ONLINE

Este curso foi produzido em vídeo aulas com materiais de apoio.

Ementa

Materiais utilizados na Conservação e Restauração percebendo a poética artística.
Total de aulas: 21 (divididas em 5 módulos e 26 vídeo-aulas).

Objetivos

Este curso foi pensado para introduzir e reciclar os profissionais interessados nos conhecimentos artísticos e técnicas aplicadas no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial com olhar para os séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento da obra na linha do tempo, identificando sua materialidade, em experiência imersiva nos processos criativos interagindo com a técnica erudita e contemporânea, observando os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos. Fomentando a capacitação dos alunos para o reconhecimento da obra original em seu processo de fatura, com abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados para a realização artística. Durante as aulas o conhecimento de materiais utilizados nas intervenções do restauro, serão apresentados de maneira que transpasse o objeto de estudo e sua ambiência temporal.
O aluno também fará reflexões através da fundamentação teórica dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área.
Essa proposta educativa se transforma a medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas na observação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros acervos museais. Capacita-se o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.

Objetivos específicos

– Refletir sobre as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes bi e tridimensionais da base criadora;
– Identificar os materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica do espaço museológico e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura das obras, em seus elementos decorativos e característicos;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação catalográfica;
– Preparo de fórmulas básicas para o processo artístico e técnico científico;

Plano de curso

Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas em acervo museal e de coleção, produzindo obras experimentais desenvolvidas em suportes como: Tela encolada; Gesso integral; Barro; Madeira; Papel Machê e elementos mistos. Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico regionalizado e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração aplicados sobre os suportes mencionados e como preparar fórmulas básicas.

Conteúdo Programático

– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais aos contemporâneos no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas.
– Bases de preparação (cargas e aglutinantes)
– Têmperas (cargas e aglutinantes)
– Vernizes (resinas e solventes)
– Tipos de ferramentas específicas (pincéis e cerdas; gral e pistilo; etc.)
– Suportes
– Estudo de cores: círculo cromático e escala de valores
– A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade.
– Construção de documentação catalográfico.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes).
– Realização e manipulação de material artístico específico – metodologia e protocolos.

Material sugerido para o aluno:

– Luva nitrílica
– Pincéis (Tigre 308 nro 0; Condor 421 nro 6 e 12; Tigre 141 nro 4 e 6)
– Caderno de desenho
– Aquarela (cores primárias)
– Gouache (cores primárias)
– Tinta acrílica (cores primárias) opcional
– Tinta a óleo (cores primárias) opcional
Outros materiais serão demonstrados durante o curso

AULAS

Apresentação
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7
Aula 8
Aula 9
Aula 10
Aula 11
Aula 12 – Parte 1
Aula 12 – Parte 2
Aula 13 – Parte 1
Aula 13 – Parte 2
Aula 13 – Parte 3
Aula 13 – Parte 4
1# Limpeza Química (H2O – Detergente)
2# Limpeza Química (Cera e Solvente)
2a# Limpeza Química (White Spirit e Cera)
3# Limpeza Química (H2O – EDTA)
4# Limpeza Química (H2O – Hipoclorito de Sódio)
5# Verniz de Cera
6# Soluções (CMC em H2O)
7# Soluções (H2O e Cola Coelho)
8# Faceamento

PROFESSORA

Profa Ma Esp Marcia Cristina de Almeida Corso (Titina Corso) – Com Strictu Sensu em TICs na educação, Latu Senso na Formação de Professores para a Educação Superior, Graduação em Artes Plásticas, Arte Educação e Pedagogia, adciona diversas especializações e cursos de extensões na área especialista da Conservação e Restauração no Brasil e exterior, atuante junto ao patrimônio público e colecionista, a profissional tem desenvolvido cursos que auxiliam a capacitação dos profissionais da área científica ou iniciam a sua caminhada por entre as artes em suas diversas modalidades, incentivando e trabalhando na linguagem transdisciplinar e tecnológica. Docente dos cursos livres de capacitação para a Conservação e Restauração do público multidisciplinar no Museu de Arte Sacra de São Paulo, é também coordenadora e professora de cursos presenciais e EAD para a educação patrimonial na Officina da Memória Conservação e Restauração. Sua construção monográfica de mestrado, dialoga com fragmentos ancorados na memória, sussurros da Gestalt, que percebidos, travam contatos com o sujeito e com o aprendizado transdisciplinar na ambiência educacional híbrida.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
E-mail: professoratitinacorso@gmail.com.br
Site: www.titinacorso.com.br

INVESTIMENTO

Valor: R$ 600,00 à vista

INFORMAÇÕES

mfatima@museuartesacra.org.br

Bibliografia adotada

MAYER, Ralf – Manual do Artista – Martins Fontes ed.
SMITH, Ray – Manual Prático do Artista – São Paulo; ed. Dorling Kinderly/ Ambientes e Costumes Editora, 2008.
VASARI, Giordio – Vida dos Artistas – Ed. Martins Fontes
LORÊDO, Wanda M. – Iconografia Religiosa – Dicionário Prático de Identificação; Pluri Edições.
CARR-GOMM, Sarah – Dicionário de Símbolos na Arte: Guia Ilustrado da Pintura e da Escultura Ocidentais; Tradução Marta de Senna. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
GOMBRICH< E. H. – A História da Arte; Tradução Cristiana de Assis Serra – Rio de Janeiro: LTC, 2013.
JONES, Owen – A Gramática do Ornamento; Tradução Aline Azuma Rosenberg – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.
SUDAWAY, Yan – Mistura de Cores; Tradução Sabrina Gabricht de Oliveira. Ambientes & Costumes Editora Ltda, SP – 2012.
PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente – Léo Christiano e Editorial Ltda.
CENNINI, Cennino – El Libro Del Arte – Ediciones AKAL, Madri
BRANDI, Cesare – Teoria do Restauro. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
BOITO, Camillo – Os Restauradores. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
DOERNER, Max. Los Materiales de Pintura Y Su Empleo En El Arte. Editorial Reverté, S. A. (Barcelona – Bogotá – Buenos Aires – Caracas – México); 5ª edición.
INSTITUTO DOS MUSEUS E DA CONSERVAÇÃO Org COSTA, P. Pintura, Artes Plásticas e Artes Decorativas Normas de Inventário. Portugal. DPI Cromotipo, 1ª. Edição, 2007.
MENDES, Marylka, SILVEIRA, Luciana, BEVILAQUA, Fátima e BAPTISTA, Antonio (orgs). Conservação: Conceitos e Prática. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 2ª edição, 2011.
THOMPSON, Daniel co BERENSON, Bernard. The Materials and Techniques of Medieval Painting. N.Y. Dover Publications, 1956.
THOMPSON, Daniel. The Practice of Tempera Painting, Materials and Methods. New York. Dover Publications, INC. 1936.

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