Método: presencial


OBJETIVO GERAL
Apresentar um estudo sobre a vida e a cultura cristã a partir do olhar da Idade Média, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam as transformações do cristianismo no período e a maneira como a arte representa a cultura feudal, a Igreja e a tradição da época.  O curso pretende entender o papel das ordens religiosas como meio de transmissão de valores e narrativas que são incorporadas pela cultura ocidental e utilizadas como parâmetros para a arte e pela cultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Apresentar as relações do Antigo e do Novo Testamento;
– Apresentar o Cristianismo como forma de expressão de um momento político e de uma determinada sociedade;
– Apresentar o Cristianismo na construção de conhecimento medieval e como esse modelo é apresentado e codificado pela arte;
– Apresentar a arte, a cultura e a simbologia como material reflexivo;
– Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
–  Mostrar a arte cristã como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura estejam presentes.

CONTEÚDO

09 de agosto de 2023
AULA  01 – Os Antepassados do Cristianismo: Patriarcas e juízes
A Antiguidade. A Queda do Paraíso, o Dilúvio, Sodoma e Gomorra: a impossibilidade dos homens se autogovernarem.  Patriarcas e juízes: o ideal de liderança. As 12 tribos e os povos da antiga Palestina.

16 de agosto de 2023
AULA 02 – Os Antepassados do Cristianismo: Reis e Profetas
A Antiguidade. Reis: o ideal de liderança. O Templo de Jerusalém. A sociedade e a Religião. Cisma: a separação das tribos hebraicas. Profetas: a iniquidade dos homens e a confiança no governo de Deus.  A literatura religiosa.

23 de agosto de 2023
AULA 03 – A Palestina nos tempos de Jesus Cristo
A dominação romana. A sagrada parentela. Jesus Cristo: “Rei dos Judeus”. Maria: “Rainha dos Céus”. Apóstolos e Evangelistas.

30 de agosto de 2023
AULA  04 – O cristianismo na Antiguidade Tardia.
A era da igreja primitiva, o tempo dos pais apostólicos, os apologistas, os primeiros mártires cristãos, os pais da igreja e a igreja imperial após o Imperador Constantino. O cristianismo nos relatos dos primeiros cristãos. Catacumbas e cristianismo primitivo. O medo.

13 de setembro de 2023
AULA  05 – Império Bizantino
O Império Bizantino e o crescimento do cristianismo.  As disputas teológicas e a iconoclastia. O Estado assente em estruturas romanas. Importante obras de direito, literatura e arte. A Igreja de Santa Sofia.  No que diz respeito à cristianização da Europa Oriental, relacionada aos balcãs e à Rússia, a influência bizantina também foi de grande importância.

20 de setembro de 2023
AULA 06 – A expansão do cristianismo na Europa Ocidental
O mundo “bárbaro” como fronteira. A história do Cristianismo na Europa Ocidental. Como o Cristianismo se adaptou às convenções dos povos germânicos, bretões, anglo-saxões e celtas. A imagem aliada à conversão. A arte como testemunho da fé.

04 de outubro de 2023
AULA 07 – Ordens Religiosas e Irmandades
As Ordens religiosas, suas origens medievais, as devoções e o fazer artístico de seus religiosos.
A tradição das irmandades. A herança medieval das associações religiosas de irmãos leigos: patronos, festas, sociabilidades. Artistas e corporações de ofício na Idade Média. Arte e iconografia. Atributo e imagens.

25 de outubro de 2023
AULA 08 – As ordens militares
Templários; A Ordem de Malta ou Cavaleiros Hospitalários; Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e Ordem Teutônica.

08 de novembro de 2023
AULA 09 – A adaptação aos modelos cristãos: a arquitetura das igrejas
A arte como manifestação do sagrado e como expressão religiosa.  Teocentrismo medieval versus antropocentrismo clássico. A emergência da concepção medieval nas artes arquitetônicas e imagéticas. O Românico e o Gótico. As grandes igrejas europeias.

22 de novembro de 2023
AULA 10 – As Heresias.
Visões de paraíso e de inferno. Monstros e seres fantásticos. Heresias e Inquisição. Bruxas, curandeiros e benzedeiras. A terra cristianizada como palco de velhas superstições. O embate na arte entre o paganismo e o cristianismo romanizado.

29 de novembro de 2023
AULA 11 – Alegorias medievais a respeito da morte.
Os desafios da morte. O nascimento do purgatório. As guerras e as pestes. A iconografia referente à morte e ao apocalipse encara, de maneira frágil e moralista, todo o esforço para a construção de uma imagem de poder para a monarquia e para a Igreja. O poder é visto de maneira passageira, no qual, reis, imperadores e governantes sucumbem à morte e à ação do tempo. A questão do tempo e a necessidade de uma vida santificada.

06 de Dezembro de 2023
AULA 12 – A expansão do cristianismo e a nova cruzada: a Reforma Protestante e a descoberta da América
O fim da Idade Média. A Reforma Protestante. A América como a fronteira da nova cruzada. O Cristianismo na América. Os Jesuítas. Como a religião cristã colonial adaptou convenções medievais europeias às tradições indígenas e africanas. A nova terra como palco de velhas superstições.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

PROFESSOR
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Período: De 09 de agosto a 06 de dezembro de 2023 (quartas-feiras)
Horário: das 19:00 às 21:30
Carga horária: 30 horas
Valor: R$ 600,00 à vista – R$ 660,00 em 03 vezes.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322.5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz

No final do curso o aluno receberá o certificado

Compartilhar