A conservação e restauro de obras de arte é uma atividade que tem por objeto a reparação ou atuação preventiva de qualquer obra que, devido a sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar sua integridade física, assim como seu valor artístico, respeitando ao máximo a essência original da obra.
A conservação preventiva consiste em ações indiretas que retardam a deterioração, precavendo estragos por meio da criação de condições adequadas para a preservação de legado patrimonial tanto quanto possível.
Essas ações passam pelo correto manuseamento, transporte, armazenamento ou exposição, bem como produção de cópias com o intuito de preservar a peça original.
A conservação engloba tratamentos que limpam, estabilizam e fortalecem o artefato.
Num museu com um departamento de conservação, o conservador é o responsável pela supervisão da condição e inspeção do risco do acervo.
Restauro de obra de arte é o processo de preservar e recuperar obras que foram danificadas ou envelhecidas ao longo do tempo. O objetivo do restauro é salvaguardar a integridade física da obra permanecendo o mais próximo possível do seu estado original. Tanto no que diz respeito à sua aparência e saúde como, também, sua estrutura física.
É importante ressaltar que o objetivo da restauração não é ocultar as marcas do tempo, mas sim, preservar o caráter original da obra. Por isso, todas as etapas do processo são executadas com o máximo de cuidado e atenção aos detalhes.
Programa de gestão de acervos
Novembro – 2024