Método:
presencial
OBJETIVOS:
Este curso foi pensado para introduzir os profissionais interessados nos conhecimentos da conservação e restauro da produção imagética artística dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI.
A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra na linha do tempo, identificada em sua materialidade, por meio de experiência imersiva nos processos criativos, interagindo de forma prática com a técnica erudita e contemporânea, e também estudar os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos.
E fomentar a capacitação dos alunos para o reconhecimento da obra original e sua degradação dos processos de fatura, com abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados na realização artística.
O aluno também será convidado a fazer reflexões, fundamentado na teoria dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área da conservação e restauro.
Essa proposta educativa se transforma à medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas de restauro propõem diálogos com as imagens produzidas, na observação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros acervos.
Capacita-se o aluno para a multi, inter e transdisciplinaridade com a estética e a poética de cada autor, nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.
Objetivos específicos:
– Discutir as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes tridimensionais na base criadora;
– Identificar e utilizar corretamente, os materiais nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica dos espaços, museológico, colecionista e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados a conservação e ao restauro das obras, em seus elementos decorativos e característicos;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação catalográfica;
– Introdução ao processo de preservação, conservação e restauro técnico científico;
Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.
Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas em acervo museal e de coleção, de imagens policromadas. Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico regionalizado e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração sobre os suportes mencionados, manipulando formulação básica de baixo impacto na toxicidade e como preparar fórmulas básicas.
Conservação e Restauração de Imagens Policromadas
Conservação (Revisão bibliográfica / fixação – teórica)
Preventiva
– Climatização
– Manipulação
– Segurança
Ação do tempo e fatores ambientais
– Efeitos da Luz / Exposição prolongada / Irradiação luminosa
– Carbonização de segmentos
– Amarelecimento dos vernizes
– Poeira – Acidificação por depósitos
– Fungos e Xilófagos
– Umidade
Fenômenos de deterioração / prevenção e ação conservativa:
– Formação de fungos e manchas de umidade
– Amolecimento da matéria
– Corrosão de materiais ferrosos – estrutura
– Contaminação por sais
– Condensação superficial
– Craquelês, conchilhamento, descolamento e lacunas
– Fissuras ou fendas do suporte
Desinfecção (Procedimental e Revisão teórica)
– Química
– Anóxia
– Estudos Dirigidos
PROCEDIMENTAIS com matérias teóricas:
Limpeza
– Superficial
– Criteriosa
– Química
– Estudos Dirigidos
Consolidação – Partes Faltantes
– Enrijecimento
– Fixação de policromia
– Tasselagem / Parquetagem
– Escultura / Molde de partes faltantes / positivo em Resina
– Estudos Dirigidos
Preenchimento (adesivos + carga)
– Estudos Dirigidos
Nivelamento superficial, de bordas e estrutural
– Estudos Dirigidos
Policromia – colorimetria
– Aparelho (colas + carga)
– Bolo Armênio (Industrializado e manufatura)
– Pigmento + aglutinante = tinta
– Têmpera (Cola; Ovo; Caseína; Goma)
– Óleo (Linhaça; Nozes; outros)
– Acrílica (Acetato de polivinila + pigmento)
– Encáustica (cera de abelha + terebintina + pigmento)
– Estudos Dirigidos (Técnicas de decoração)
– Marmorizado
– Estudos Dirigidos
Reintegração de policromia
– Pontilhismo e Trattéggio
– Gouache
– Tintas para restauro (Maimeri; Gamblin; Talens; Lukas; manufaturada)
– Douração (Pastiglio / Sgrafito / Punção)
– Vernizes (Séc XVIII e XIX)
– Estudos Dirigidos
Carnação
– Base de preparação
– Carnação
– Frescor e expressões
– Polimento secular
– Estudos Dirigidos
Verniz de proteção – finalizadores
– Estudos Dirigidos
Material necessário para o aluno: (Não Incluso)
1 bisturi 3, lâmina 15
1 pincel 000 tipo kolinsky ou 10/0 – redondo detalhe fino
1 pincel bem macio – 1 polegada para limpeza de superfície
Guarda pó preferivelmente de algodão (para vestir sobre a roupa)
Máscara simples
Máscara para vapores químicos (falarei sobre, na primeira aula)
Luvas descartáveis nitrílicas
1 imagem policromada para os estudos dirigidos (que tenha em casa, ou de amigos, pode ser pequena)
Método Avaliativo:
Procedimentos conceituais:
– Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Socialização da produção do conhecimento.
EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual
Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.
Docente
Professora Me Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduação Strictu Sensu em Tecnologias da Informação na educação, pela Universidade Europea del Atlântico (Santander – Espanha) e Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré, graduada em Artes Visuais pelo Claretiano – Centro Universitário. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ, extensão científica no Instituto de Conservação e Restauro (ICR – Itália) e extensão artística e restauro na Universidade de Évora (UÉ – Portugal). Atualmente Ministra cursos no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio Espaço de Arte e Tecnologia. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Percebendo e reconstruindo as ações da educação patrimonial. Observando sua linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial inclusiva. Sua construção monográfica no mestrado, tem fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
Observações:
Os alunos de ideologias naturalistas, veganas, ou similares, poderão utilizar produtos sem a presença animal, peço que atentem as mesmas características dos produtos com origem animal.
Sobre a máscara química, serão mostradas as opções e por ser um EPI, pessoal e intransferível, é necessário o conhecimento de tipos disponíveis, como teremos a utilização da mesma, mais ao final do curso, não é necessária a aquisição imediata.
Datas: 09 e 10 de Março, 27 e 28 de Abril, 18 e 19 de Maio, 29 e 30 de Junho de 2024 (sábados e domingos)
8 dias de aulas
Horário: das 9h às 17h (intervalo para o almoço)
Carga horária: 40 horas
Valor: R$2.000,00 à vista ou R$550,00 mensal (4x) – todo material incluso, com exceção do material de uso individual
Vagas limitadas: 20
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação
Bibliografia adotada: MAYER, Ralf – Manual do Artista – Martins Fontes ed. SMITH, Ray – Manual Prático do Artista – Dorling Kinderly – Civilização, Editores, Porto 2006. VASARI, Giordio – Vida dos Artistas – Ed. Martins Fontes LORÊDO, Wanda M. – Iconografia Religiosa – Dicionário Prático de Identificação; Pluri Edições. CARR-GOMM, Sarah – Dicionário de Símbolos na Arte: Guia Ilustrado da Pintura e da Escultura Ocidentais; Tradução Marta de Senna. Bauru, SP: EDUSC, 2004. GOMBRICH< E. H. – A História da Arte; Tradução Cristiana de Assis Serra – Rio de Janeiro: LTC, 2013. JONES, Owen – A Gramática do Ornamento; Tradução Aline Azuma Rosenberg – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010. PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente – Léo Christiano e Editorial Ltda. CENNINI, Cennino – El Libro Del Arte – Ediciones AKAL, Madri BRANDI, Cesare – Teoria do Restauro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. BOITO, Camillo – Os Restauradores. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. DOERNER, Max. Los Materiales de Pintura Y Su Empleo En El Arte. Editorial Reverté, S. A. (Barcelona – Bogotá – Buenos Aires – Caracas – México); 5ª edición. INSTITUTO DOS MUSEUS E DA CONSERVAÇÃO Org COSTA, P. Pintura, Artes Plásticas e Artes Decorativas Normas de Inventário. Portugal. DPI Cromotipo, 1ª. Edição, 2007. MENDES, Marylka, SILVEIRA, Luciana, BEVILAQUA, Fátima e BAPTISTA, Antonio (orgs). Conservação: Conceitos e Prática. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 2ª edição, 2011. THOMPSON, Daniel co BERENSON, Bernard. The Materials and Techniques of Medieval Painting. N.Y. Dover Publications, 1956. THOMPSON, Daniel. The Practice of Tempera Painting, Materials and Methods. New York. Dover Publications, INC. 1936.