Método:
presencial

OBJETIVOS:

Este curso foi pensado para introduzir os profissionais interessados nos conhecimentos da conservação e restauro bem como na confecção de partes faltantes da produção imagética artística dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI.
A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra na linha do tempo, identificada em sua materialidade, por meio de experiência imersiva nos processos criativos, interagindo de forma prática com a técnica erudita e contemporânea, para a execução e reposição escultórica de elementos faltantes, resultantes de ataques de xilófagos, quedas, intempéries, etc.
E fomentar a capacitação dos alunos para o reconhecimento da obra original e sua degradação dos processos de fatura, com abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados na realização artística.
O aluno também será convidado a fazer reflexões, fundamentado na teoria dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área da conservação e restauro.
Capacita-se o aluno para a multi, inter e transdisciplinaridade com a estética e a poética de cada autor, nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.

Objetivos específicos:
– Executar a parte faltante pela escultura, fazer o molde, fixar e policromar;
– Identificar os materiais utilizados nas artes tridimensionais na base criadora;
– Identificar e utilizar corretamente, os materiais nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica dos espaços, museológico, colecionista e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados a conservação e ao restauro das obras de arte;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação catalográfica;

Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.

Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas em acervo museal e de coleção, de imagens policromadas. Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico regionalizado e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração sobre os suportes mencionados. Manipulação escultórica de plastilina, madeira e outros. Execução de moldagem em negativo para produção de positivo em diversos materiais possíveis.

Conservação e Restauração de Imagens Policromadas – Execução de Partes faltantes.
Conservação (Revisão bibliográfica / fixação – teórica)

Ação do tempo e fatores ambientais
– Carbonização de segmentos
– Fungos e Xilófagos
– Umidade

Fenômenos de deterioração / prevenção e ação conservativa:
– Amolecimento da matéria
– Corrosão de materiais ferrosos – estrutura
– Contaminação por sais
– Condensação superficial

Execução – Partes Faltantes
– Tasselagem / Parquetagem
– Escultura da parte faltante / Molde de partes faltantes / resinas e cargas
– Estudos Dirigidos

Reintegração de policromia
– Pontilhismo e Trattéggio
– Gouache
– Tintas para restauro (Maimeri; Gamblin; Talens; Lukas; manufaturada)
– Estudos Dirigidos

Verniz de proteção – finalizadores
– Estudos Dirigidos

Material necessário para o aluno: (Não Incluso)
1 bisturi 3, lâmina 15
1 pincel 000 tipo kolinsky ou 10/0 – redondo detalhe fino
1 pincel bem macio – 1 polegada para limpeza de superfície
Guarda pó preferivelmente de algodão (para vestir sobre a roupa)
Máscara simples
Luvas descartáveis nitrílicas
1 imagem policromada com perda (mão, braço, perna, etc) para os estudos dirigidos (que tenha em casa, ou de amigos, pode ser pequena)

Método Avaliativo:
Procedimentos conceituais:
– Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Socialização da produção do conhecimento.

EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual

Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.

Docente
Professora Me. Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduação Strictu Sensu em Tecnologias da Informação na educação, pela Universidade Europea del Atlântico (Santander – Espanha) e Latu Sensu em Arquitetura e Urbanismo e Metodologia no Ensino Superior; Graduada em Artes Visuais pelo Claretiano – Centro Universitário E Pedagogia pela Faculdade Sumaré. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ, extensão científica no Instituto de Conservação e Restauro (ICR – Itália) e extensão artística e restauro na Universidade de Évora (UÉ – Portugal). Atualmente Ministra cursos no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio Espaço de Arte e Tecnologia. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Percebendo e reconstruindo as ações da educação patrimonial. Observando sua linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial inclusiva. Sua construção monográfica no mestrado, tem fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513

Observações:
Os alunos de ideologias naturalistas, veganas, ou similares, poderão utilizar produtos sem a presença animal, peço que atentem as mesmas características dos produtos com origem animal.

Datas: 31 de agosto e 01 de setembro de 2024 (sábado e domingo), 28 e 29 de setembro de 2024 (sábado e domingo) – 4 aulas
Horário: das 9h às 17h (intervalo para o almoço)
Valor: R$ 1.000,00 à vista – todo material incluso, com exceção do material de uso individual
Vagas limitadas: 20
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 27 de agosto de 2024
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

Bibliografia adotada:
MAYER, Ralf – Manual do Artista – Martins Fontes ed.
SMITH, Ray – Manual Prático do Artista – Dorling Kinderly – Civilização, Editores, Porto 2006.
GOMBRICH< E. H. – A História da Arte; Tradução Cristiana de Assis Serra – Rio de Janeiro: LTC, 2013. PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente – Léo Christiano e Editorial Ltda. BRANDI, Cesare – Teoria do Restauro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. BOITO, Camillo – Os Restauradores. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
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