CURSO EAD 100% ONLINE
Este curso foi produzido em vídeo aulas com materiais de apoio.
Ementa
- Materiais utilizados na Conservação e Restauração percebendo a poética artística.
- Total de aulas: 13 AULAS divididas em 18 vídeos
Objetivos
Este curso foi pensado para introduzir e reciclar os profissionais interessados nos conhecimentos artísticos e técnicas aplicadas no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial com olhar para os séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento da obra na linha do tempo, identificando sua materialidade, em experiência imersiva nos processos criativos interagindo com a técnica erudita e contemporânea, observando os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos. Fomentando a capacitação dos alunos para o reconhecimento da obra original em seu processo de fatura, com abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados para a realização artística. Durante as aulas o conhecimento de materiais utilizados nas intervenções do restauro, serão apresentados de maneira que transpasse o objeto de estudo e sua ambiência temporal.
O aluno também fará reflexões através da fundamentação teórica dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área.
Essa proposta educativa se transforma a medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas na observação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros acervos museais. Capacita-se o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.
Objetivos específicos
- Refletir sobre as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
- Identificar os materiais utilizados nas artes bi e tridimensionais da base criadora;
- Identificar os materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
- Interpretar a dinâmica do espaço museológico e suas responsabilidades;
- Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura das obras, em seus elementos decorativos e característicos;
- Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação catalográfica;
- Preparo de fórmulas básicas para o processo artístico e técnico científico;
Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas em acervo museal e de coleção, produzindo obras experimentais desenvolvidas em suportes como: Tela encolada; Gesso integral; Barro; Madeira; Papel Machê e elementos mistos. Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico regionalizado e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração aplicados sobre os suportes mencionados e como preparar fórmulas básicas.
Conteúdo Programático
- Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos.
- Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
- Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais aos contemporâneos no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas.
- Bases de preparação (cargas e aglutinantes)
- Têmperas (cargas e aglutinantes)
- Vernizes (resinas e solventes)
- Tipos de ferramentas específicas (pincéis e cerdas; gral e pistilo; etc.)
- Suportes
- Estudo de cores: círculo cromático e escala de valores
- A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade.
- Construção de documentação catalográfico.
- Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes).
- Realização e manipulação de material artístico específico – metodologia e protocolos.
Material sugerido para o aluno:
- Luva nitrílica
- Pincéis (Tigre 308 nº 0; Condor 421 nº 6 e 12; Tigre 141 nº 4 e 6)
- Caderno de desenho
- Aquarela (cores primárias)
- Gouache (cores primárias)
- Tinta acrílica (cores primárias) opcional
- Tinta a óleo (cores primárias) opcional
- Outros materiais serão demonstrados durante o curso
PROFESSORA
Profa Ma Esp Marcia Cristina de Almeida Corso (Titina Corso) – Com Strictu Sensu em TICs na educação, Latu Senso na Formação de Professores para a Educação Superior, Graduação em Artes Plásticas, Arte Educação e Pedagogia, adiciona diversas especializações e cursos de extensões na área especialista da Conservação e Restauração no Brasil e exterior, atuante junto ao patrimônio público e colecionista, a profissional tem desenvolvido cursos que auxiliam a capacitação dos profissionais da área científica ou iniciam a sua caminhada por entre as artes em suas diversas modalidades, incentivando e trabalhando na linguagem transdisciplinar e tecnológica. Docente dos cursos livres de capacitação para a Conservação e Restauração do público multidisciplinar no Museu de Arte Sacra de São Paulo, é também coordenadora e professora de cursos presenciais e EAD para a educação patrimonial na Oficina da Memória Conservação e Restauração. Sua construção monográfica de mestrado, dialoga com fragmentos ancorados na memória, sussurros da Gestalt, que percebidos, travam contatos com o sujeito e com o aprendizado transdisciplinar na ambiência educacional híbrida.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
E-mail:professoratitinacorso@gmail.com.br
Site: www.titinacorso.com.br
INVESTIMENTO
Valor: R$ 600,00
INFORMAÇÕES
mfatima@museuartesacra.org.br