O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso in Loco em Itu com o Profº. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho

OBJETIVO:

O povoado de Itu se formou em torno de uma capela. No ano de 1653 foi elevada a Freguesia de Santana do Parnaíba. Em 1.657, passou à condição de Vila com direito a possuir uma Câmara Municipal, iniciando-se assim a construção de um novo templo. Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750) a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas no pátio da antiga Matriz e numa única rua que ia do pátio até a capelinha do primeiro povoado.

A partir de 1.850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.

Em 1860, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar. O plantio da cana entrou em decadência, causando, com o tempo, um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos contra o Governo Imperial. Cresceu em Itu o Movimento Republicano que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país. Início da propaganda republicana, com a criação do Partido Republicano Paulista. Por isso mesmo, Itu é chamada de “Berço da República”.

Visitar suas ruas, ler sua arquitetura e conhecer, de perto, sua história.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

ROTEIRO
– Nossa Senhora do Carmo.
Endereço: Praça da Independência – Centro, Itu – SP
Localizada na Praça da Independência, no fundo de uma alameda de palmeiras reais, está a Igreja, Convento e Seminário de Nossa Senhora do Carmo, um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do município de Itu, declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1967.

A igreja foi no início uma simples capela, totalmente construída por volta de 1777. O grande valor artístico de seu interior é ressaltado pelos murais do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, entre eles, a pintura à óleo onde destaca-se um anjo mulato.

Guarda ainda imagens barrocas de impressionante perfeição plástica e ricamente ornadas, vindas do Rio de Janeiro, entre elas “Jesus”, que é tida como grande representação do Barroco

– Museu Republicano.
Entrada Grátis
O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.

– Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
 A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi inaugurada em 1780, sob a mesma invocação da capela demolida. Na inauguração, a igreja recebeu a imagem de Nossa Senhora da Candelária que pertencia à referida capela. Em seu interior, o teto e o douramento primitivos foram feitos por José Patrício da Silva, que de Santos levou para Itu seu auxiliar e aprendiz Jesuíno Francisco de Paula Gusmão, conhecido como frei Jesuíno do Monte Carmelo, que pintou as paredes da capela-mor. Os detalhes dos altares foram feitos pelo imaginário Guilherme, da Paraíba. Os alicerces e paredes são em saibro com pedregulhos pilados, existindo grossas peças de madeira em seu interior. A fachada foi concluída apenas em 1831, com a introdução da torre e seus sinos e, ainda, o seu adro, com a respectiva escadaria. Posteriormente, no final do século XIX, o seu frontispício foi reformado pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

– Praça dos Exageros e Casarões
Almoço – opcional – sugestão
Bar do Alemão. Em 1902, na cidade de Itu, o imigrante alemão Adolf Steiner, no Brasil desde 1889, abre juntamente com seu ?lho Max, a Padaria e Confeitaria Alemã.

É nesta padaria que Max, depois do expediente de trabalho, reúne seus amigos para apreciar as bebidas de sua terra natal: a Cerveja e o Steinhäger. Para acompanhar as bebidas, Max preparava sua especialidade, o bife a cavalo com molho de tomate e cebola, feitos na hora.

– Igreja de Bom Jesus.
A Igreja do Bom Jesus teve como construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Entre 1763 e 1765 a Igreja, que estava ruindo, foi reedificada, e até hoje mantém sua imagem igual a original.

O Frontispício do Bom Jesus, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas”, em Roma

– Fabrica Textil.
Inaugurada em 1869, quando se iniciava a produção de tecidos de algodão no Brasil, era uma pequena fábrica com 24 teares e 1.000 fusos. A maquinaria veio da América do Norte, desembarcou no Porto de Santos, e dali seguiu para Jundiaí pela São Paulo Railwau Company, e deste ponto até Itu o transporte foi feito em carros de bois, o que durou três dias.

Construída com o capital de um grupo de investidores locais, foi ampliada no final do século, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia de Estradas de Ferro.

– Praça Dom Pedro e antigo convento Franciscano.
No antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I, um cruzeiro erguido em cantaria, trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações do Convento e da Capela de Ordem Terceira, erguido pelos Franciscanos entre os séculos XVII e XVIII.

*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.

A QUEM SE DESTINA:

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSOR:
Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho: Possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor de pos-graduaçãp no SENAC.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação. É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com enfase em Yung.Na Pós-graduação do Senac é professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital.

INVESTIMENTO: R$ 176,00 a vista ou R$ 200,00 (02 vezes) dinheiro ou depósito bancário. Após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.

Incluso: 
– Transporte (ônibus , ar condicionado,TV, toalete) que ficará à disposição durante a viagem.
– Todo o translado das atividades será feito com o ônibus fretado.
– Monitoria – Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho

Não incluso: despesas com refeições, bebidas.

Saída: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43
Dia: 03 de março de 2018
Horário de saída: 7h30
Saída e Retorno: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: estacionamento do Museu –  Rua Jorge Miranda, 43
Horário de retorno: previsão – 18hs
Carga horária: 10hs
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Vagas: 30 (trinta)

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Importante: A lista dos passageiros completa com nomes e RGs precisam estar no DNER com antecedência. Seu comprovante de depósito é seu comprovante de inscrição. Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.

Compartilhar