Objetivo:
O curso tem como objetivo compreender o impacto causado na estética e na indústria do cinema pelo surgimento do filme falado, como a crítica à perda de qualidade de uma arte baseada integralmente na linguagem imagética. Serão abordados os efeitos da Primeira Grande Guerra e da Grande Depressão na produção cinematográfica, a consolidação de Hollywood como o centro dessa indústria, sua influência sobre diversos países da Europa e da Ásia e os movimentos de resistência à invasão de filmes norte-americanos gerando novas formas de se fazer cinema.

1 aula aberta – necessário fazer inscrição – 09 de outubro de 2025

Conteúdo:
09 de outubro de 2025
Aula 1: Elementos da linguagem do cinema clássico. As tecnologias que levam do cinema mudo ao falado. A música como elemento dramático. O Studio System e o Star System hollywoodiano se adaptando à realidade do período entre guerras.

16 de outubro de 2025
Aula 2: A produção cinematográfica além de Hollywood: o nascimento do cinema indiano, o movimento do filme documentário britânico, os reflexos da Primeira Guerra sobre o cinema alemão e da Revolução Socialista sobre o cinema russo, o Realismo Poético francês, o gênero “Telefones brancos” no cinema italiano, o intimismo dos filmes japoneses e alguns exemplos da cinematografia da Europa Central.

23 de outubro de 2025
Aula 3: O impacto da Grande Depressão sobre o cinema norte-americano: a criação do Código Hays como ferramenta de controle e censura. Os filmes anteriores à regra e os meios adotados por diretores e roteiristas para driblar as restrições. Estratégias para atrair o público de volta aos cinemas: comédias, filmes “B”, séries e seriados.

30 de outubro de 2025
Aula 4: O cinema musical-espetáculo e sua origem nos Vaudevilles e nos musicais da Broadway. Os grandes dançarinos de Hollywood. A música e o cinema de animação. As coreografias de Busby Berkeley. Faroeste, o gênero norte-americano por excelência, e sua relação com a ideologia do Destino Manifesto. As figuras estereotípicas, a questão da honra e a oposição entre o mundo selvagem e o civilizado.

Docente:
Iara Baptista Pasta é graduada em História e em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Educação pela Universidade de São Paulo. Formação em cinema pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Extensão) e em cursos com os críticos cinematográficos Inácio Araújo (Folha de São Paulo) e Marcelo Lyra (O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde).
Período: 09, 16, 23 e 30 de outubro de 2025 (quintas-feiras)
4 dias de aula
Aulas: 14h às 17h (intervalo para o café)
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 180,00 à vista
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Informações: 11 3322-5393 (somente mensagens)
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

BIBLIOGRAFIA
ALVES, Bernardo Marquez – Trilha sonora: o cinema e seus sons. Revista Novos Olhares, vol. 1, n. 2. 2012.
ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
ARHEIM, Rudolf – A arte do cinema. Lisboa, Edições 70, 1989.
BAPTISTA, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. 174 p. Dissertação (Mestrado em música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
BAZIN, André – O cinema. São Paulo, Brasiliense, 1991.
CAPELATO, Maria Helena et alii – Cinema e História. São Paulo: Alameda, 2007.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema – São Paulo, Globo, 2002.
COSTA, Fernando Morais da. Os caminhos dos usos dos silêncios (ou a lembrança que não passa de John Cage). Revista Ciberlegenda – Estação Transmídia. Rio de Janeiro, nº 24. 2011. Disponível em: http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/os-caminhos-dos-usos-dos-sil%C3%AAncios
DUNCAN, Paul. Alfred Hitchcock. A Filmografia Completa. Köln: Taschen, 2003
FERRO, Marc. Cinema e história – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FRANCASTEL, Pierre. Imagem, visão e imaginação. São Paulo: Martins Fontes/Fronteira, s/d.
GUIMARÃES, João Vitor – Arte western: a representação do faroeste no cinema contemporâneo. https://centrocultural.sp.gov.br/arte-western-a-representacao-do-faroeste-no-cinema-contemporaneo/
HUESO, Ángel Luis – El cine y el siglo XX. Barcelona: Ariel, 1998.
METZ, Christian. Linguagem e cinema – São Paulo: Perspectiva, 1980.
SALLES, Felipe – A origem da trilha sonora. Mnemocine. Disponível em http://www.mnemocine.com.br/index.php/2017-03-19-18-18-46/trilha-sonora-no-cinema/162-trilha-sonora
VAZ, Sérgio - + de 50 anos de filmes. https://50anosdefilmes.com.br/
FONTES ELETRÔNICAS
Anos 3o, o cinema antes da guerra in Ciclos da Cinemateca. https://ciclosdacinemateca.wordpress.com/
Cinema alemão in Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. https://www.accrj.com.br/
Cinema & Debate – Críticas de filmes clássicos e contemporâneos. https://cinemaedebate.com/
Cineset. https://cineset.com.br/
Cinética. Cinema e crítica. https://revistacinetica.com.br/nova/
Persona jornalismo cultural. https://personaunesp.com.br/
Cinema alemão e asiático in Devo tudo ao cinema. https://www.devotudoaocinema.com.br/
Cinema alemão, asiático, musicais e western in Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki
Cinema austríaco, finlandês e francês in Social Film Discovery. https://letterboxd.com/
Cinema alemão, britânico, francês, russo e western in Plano Crítico. https://www.planocritico.com/
Cinema alemão e francês in Crítica Retrô. https://criticaretro.blogspot.com/
in Uma viagem pelo cinema dos anos 1930. https://cine30s.blog/
Cinema asiático in A terra é redonda... puor si muove. https://aterraeredonda.com.br/
Academia internacional de cinema. https://www.aicinema.com.br/
Instituto Moreira Salles. https://ims.com.br/
Cinema britânico in Cinema europeu. https://cinemaeuropeu.blogspot.com/
Clássicos de cinema. https://www.timeout.pt/lisboa/pt
Eurocinema. http://eurochannel.com/pt
Filme no mundo. https://filmenomundo.wordpress.com/
Histórias de cinema. https://www.historiasdecinema.com/
Cinema finlandês in Il Cinema Ritrovato. https://festival.ilcinemaritrovato.it/en/
Cinema francês in A Guide to French Cinema. http://www.frenchfilms.org/
Bonde Cinemardem. https://www.bonde.com.br/blogs/cinemarden
Era uma vez o cinema. https://filmesclassicos.com/
Palavras de Cinema. https://palavrasdecinema.com/
Cinema italiano e russo. Magia do real. https://magiadoreal.blogspot.com/
Musicais in History of Musical Film. https://www.musicals101.com
Musicais para todos os gostos: A história e variedade do gênero musical no cinema. https://jornalismojunior.com.br/
Cinema tcheco in Crítica de filme. https://www.filmovyprehled.cz/en
Compartilhar