Método presencial

Objetivo:

A intenção do curso é a de oferecer um painel de referência sobre o cinema que permita aos espectadores uma maior compreensão da arte cinematográfica. Neste primeiro módulo serão abordadas a formação e o desdobramento da linguagem clássica nas diversas experiências cinematográficas realizadas em variados centros de produção fílmica do início do século XX por meio de uma visão panorâmica que parte do nascimento do cinema e se encerra com o impacto provocado pela introdução do som numa expressão artística cujo fundamento é a imagem.

Conteúdo:
05 de abril de 2024
Aula 1: O nascimento do cinema: os pioneiros, o “primeiro cinema” e suas características.

12 de abril de 2024
Aula 2: O nascimento da linguagem clássica. O cinema russo e o aprimoramento da montagem.

19 de abril de 2024
Aula 3: Cinema entre guerras: o expressionismo alemão e os demais centros de produção cinematográfica com suas características específicas.

26 de abril de 2024
Aula 4: A conquista de um público elitizado. A comédia do cinema mudo. Surgimento do cinema sonoro.

Docente:
Iara Baptista Pasta é graduada em História e em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Educação pela Universidade de São Paulo. Formação em cinema pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Extensão) e em cursos com os críticos cinematográficos Inácio Araújo (Folha de São Paulo) e Marcelo Lyra (O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde).

Período: 05, 12, 19 e 26 de abril de 2024 (sextas-feiras)
Horário: das 14h30 às 17h
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 113322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz
No final do curso o aluno receberá o certificado

ALVES, Bernardo Marquez – Trilha sonora: o cinema e seus sons. Revista Novos Olhares, vol. 1,            n. 2. 2012.
ALVES, Giovanni. Nosferatu – Uma sinfonia do horror. Tela crítica, 2004.
ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
ARHEIM, Rudolf. A arte do cinema. Lisboa, Edições 70, 1989.
BAZIN, André. O cinema. São Paulo, Brasiliense, 1991.
BELEM, Euler de França. A mulher que inventou o cinema. Revista Bula. Disponível em              https://www.revistabula.com/8677-a-mulher-que-inventou-o-cinema/
BRUINI, Ricardo – Vai um "Dutch Angle" aí? – Vídeo Zoom Magazine. Disponível em              https://www.zoommagazine.com.br/vai-um-dutch-angle-ai/
CANELAS, Carlos – Os fundamentos históricos da montagem cinematográfica: os contributos da escola norte-americana e da escola soviética. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, Portugal, 2010.
CAPELATO, Maria Helena et alii – Cinema e História. São Paulo: Alameda, 2007.
CARRIÈRE, Jean-Claude – A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo, Globo, 2002.
COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema. São Paulo: Scrita, 1995.
DUTRA, Mari. Alice Guy Blanché: a pioneira do cinema que a história esqueceu.  Hypeness, março 2019. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/03/alice-guy-blache-a-pioneira-do-cinema-que-a-historia-esqueceu/
EISNER, Lotte – A tela demoníaca. Rio de Janeiro: Paz e Terra., 2002.
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_______. "O filme: uma contra-análise da sociedade?". In:  LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
FRANCASTEL, Pierre. Imagem, visão e imaginação. São Paulo: Martins Fontes/Fronteira, s/d.
FURHAMMAR, Leif e ISAKSSON, Folke – Cinema e política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
HUESO, Ángel Luis – El cine y el siglo XX. Barcelona: Ariel, 1998.
LEPROHON, Pierre. Historia del Cine. Madri: Rialp, 1968.
KRACAUER, Siegfried – De Caligari a Hitler. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1988.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
MIRANDA, Lucas Pilatti – Canto dos Clássicos – Cinema. 17/01/2019. Disponível em https://www.cantodosclassicos.com/a-comedia-muda-e-os-principais-filmes/
MOURÃO, Maria Dora G – A montagem cinematográfica como ato criativo. Significação – Revista de Cultura Audiovisual da Universidade de São Paulo, v. 33, n. 25, 2006.
OLIVEIRA, Roberto Acioli de – Lev Kulechov: O Ilustre e Desconhecido Homem do Efeito – RUA – Revista Universitária do Audiovisual da Universidade Federal de São Carlos, edição de 15 de agosto de 2012.
REISZ, Karel – Tecnica del montaje cinematografico. WordPress. Disponível em https://imagenunofcedu.files.wordpress.com/2016/11/tecnica-del-montaje-cinematografico-karel-reisz.pdf
SALLES, Felipe – A origem da trilha sonora. Mnemocine. Disponível em http://www.mnemocine.com.br/index.php/2017-03-19-18-18-46/trilha-sonora-no-cinema/162-trilha-sonora
Compartilhar