O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

EMENTA:
A partir da extensa iconografia de Nossa Senhora compreendendo-a em suas múltiplas formas e funções desde as catacumbas e considerando-se a origem do culto mariano a partir do século V, pelo Concílio de Éfeso, no ano de 431, o curso se propõe a discutir a iconografia de Nossa Senhora das Dores, cujo início ocorre como imagem das vésperas (Vesperbild), no ambiente alemão beneditino do século XIII, na Abadia de Schönau, Renânia.
Em um conjunto de quatro aulas online, o curso visa apresentar e analisar a iconografia de Nossa Senhora das Dores considerando-se a escultura, a pintura, a gravura relacionando essas linguagens ao hino litúrgico Stabat Mater.

Dia 05 de setembro de 2023
Aula 1: Introdução.
O culto mariano em suas origens e matrizes religiosas e filosóficas.
Primeiros exemplos nas catacumbas como apropriação iconográfica pagã e exemplos medievais da iconografia de Nossa Senhora.

Dia 12 de setembro de 2023
Aula 2: O hino litúrgico “Stabat Mater” e a origem iconográfica germânica da “Vesperbild” ou imagem das vésperas no ambiente germânico.
Percursos iconográficos europeus.
Transição para a Nossa Senhora da Piedade ou Pietà, a Mãe com Filho morto nos braços e o exemplo italiano.

Dia 19 de setembro de 2023
Aula 3: A iconografia de Nossa Senhora das Dores ou “Mater Dolorosa”.
Percurso imagético e religioso em suas relações com os Evangelhos.
A presença da iconografia de Nossa Senhora das Dores no contexto português de Braga. Nossa Senhora das Dores em gravuras e a difusão da imagem.

Dia 26 de setembro de 2023
Aula 4: A Nossa Senhora das Dores de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho pertencente ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Análise simbólica e teológica da escultura e suas relações com o tema da “Vesperbild” ou imagem das vésperas.
Relações entre o contexto de Braga e Congonhas do Campo.
Conclusão.

Professora:
Karin Philippov é Pós-Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, tendo realizado estágio pós-doutoral sobre as igrejas demolidas de São Paulo, sob supervisão do Prof. Dr. Percival Tirapeli entre 2019 e 2022. Pós-Doutora em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa “Perspectiva Pictorum” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-CNPq). Autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre arte religiosa, Benedito Calixto, patrimônio e igrejas. Docente de História da Arte do Museu de Arte Sacra de São Paulo e palestrante da Fundação Ema Klabin.

Datas: 05, 12, 19 e 26 de setembro de 2023 (terças-feiras)
4 dias de aula
Aulas: das 17h00 às 19h00
Valor: R$ 100,00 à vista
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.