Apresentação
O curso abordará o estudo da matéria de que se faz a cor na pintura clássica a partir de pesquisas dos receituários de manuscritos medievais produzidos a partir do século XV que serviram ao longo da história da arte como referência aos artistas acerca da manipulação dos materiais e técnicas de pintura até a era moderna. O “Livro de Como se Fazem as Cores” é uma obra medieval escrita em português de origem do século XV, contendo uma compilação de receitas sobre os materiais utilizados em pintura.

A proposta do curso é orientar cada participante a partir do estudo e utilização prática dos materiais tradicionais a realizar um estudo de pintura em óleo sobre tela tendo como referência uma obra-prima à sua escolha com a observação do estilo e paleta característicos de cada pintor. O curso proporciona o aprendizado do uso dos diversos óleos secativos, pigmentos, médiuns e tintas profissionais, testando as variadas técnicas artísticas da pintura clássica, com a experiência prática das veladuras, esfumados, transparências e impastos, cujo domínio de resultado tornou as obras de arte produzidas pelos grandes mestres da pintura memoráveis.  A partir de uma obra a sua escolha, cada participante irá reproduzir de forma orientada um trecho em detalhe de uma obra-prima de pintura em tela de um artista do período estilístico Barroco, com foco na produção artística entre o final do século XVI e meados do século XVIII, incluindo a pintura cusquenha produzida nesse período que historicamente considerou os ensinamentos do manuscrito de pintura de Francisco Pacheco (1564-1644, autor de “Arte de la Pintura, su antiguedad y grandezas”) e o estilo tenebrista de Francisco de Zurbarán (1598-1664).


Conteúdo teórico
Nesse curso iremos abordar os materiais artísticos e seus suportes até a origem da tinta a óleo. Todos os processos artísticos serão orientados passo-a-passo, desde o selamento e preparo da base da pintura, as características dos pigmentos e o papel dos aglutinantes, as qualidades dos médiuns, os vernizes e suas aplicações. Estudando a origem, composição e manipulação dos materiais, cada participante adquirirá mais segurança na escolha e utilização da grande gama de produtos artísticos existentes e disponíveis no mercado na atualidade. No caso de conservadores-restauradores, a compreensão das características dos materiais que constituem obra de arte, e de como a pintura é produzida, proporciona segurança quanto às tomadas de decisão pertinentes as diretrizes e metodologias escolhidas para o tratamento e conservação de uma pintura.


Público Alvo
pintores, escultores, artistas plásticos, historiadores, conservadores-restauradores, estudantes e público em geral interessado em compreender a construção da pintura em óleo sobre tela e suas variantes. Não é necessária a prática em pintura.


Cronograma do curso prático


Aula 01 – O suporte da pintura: estudo sobre o preparo do suporte da pintura, as diferentes imprimações e seu efeito óptico no resultado da cor final de uma obra. Construção da imprimação e fundo da obra de arte escolhida. As características dos ingredientes animal, vegetal e mineral e a sua coexistência no contexto de uma pintura.

Aula 02 – A escolha dos materiais: tintas, pigmentos (diferenciação das suas características conforme a sua origem), aglutinantes (vegetais e animais), resinas (naturais e sintéticas), vernizes (composição e aplicação), pincéis (origem, formatos e usos); um panorama dos materiais artísticos em suas respectivas diferenciações e aplicações. Estudo prático de antigos receituários de pintura à óleo em suas variantes.

Aula 03 – Etapa de início da reprodução de um detalhe em escala da obra-prima escolhida, com a referência de um artista do período estilístico barroco, do final do século XVI a meados do século XVIII, seguindo orientações estabelecidas em aula. Observação da construção da cor na obra de arte escolhida, a paleta do artista como sua assinatura.

Aula 04 – Linha e cor: a criação dos volumes em uma pintura bidimensional, luz e sombra no contraste claro/escuro. A construção óptica da cor por sobreposição e justaposição, a cor invisível, as sombras naturais. Construção do estudo de pintura (parte 01).

Aula 05 – Os veículos oleosos para pintura, os óleos secativos e suas propriedades, o uso adequado dos médiuns para pintura conforme o resultado pretendido, com demonstrações e exercícios práticos. Construção do estudo de pintura (parte 02).

Aula 06 – Construção do estudo (parte 03), estudos direcionados de cada pintura, com observação do estilo característico de cada artista.

Aula 07 – Construção do estudo (parte 04), estudos direcionados de cada pintura, com orientações sobre a manufatura e produção dos vernizes tradicionais: suas composições e aplicações.

Aula 08 – Finalização do estudo. Confraternização e entrega dos certificados.


Material incluído no valor do curso
Material de uso individual: um cavalete individual de mesa, uma tela artística em tecido para cada inscrito, um kit individual de 06 pincéis básicos sable touch para cada inscrito. Material de uso comum: paletas, colas/gomas e materiais minerais de base para preparação do apresto e imprimação, resinas naturais, óleos secativos (linhaça, papoula, nozes, cártamo), solventes artísticos, tintas à óleo artísticas, pigmentos artísticos, médiuns para veladuras e glazes, vernizes artísticos e seus respectivos aditivos nas variações do acabamento final de uma pintura.


Docente
Arquiteta Especialista, Silvana Borges
. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista na área de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e no restauro arquitetônico de pinturas murais nos processos de prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamento e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. Profissional associada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP), International Council of Museums (ICOM), Associação Brasileira de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Palestrante do Seminário Internacional Patrimônio Sacro no Teatro do Mosteiro de São Bento e da “Jornada do Patrimônio” (2017 e 2019) promovida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, profissional entrevistada para o documentário de abertura do Simpósio “Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico” pela TV PUC-SP. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia, arte sacra, oficinas de arte, materiais e técnicas artísticas. Desde 2014 é docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo ministrando os cursos com a temática: “Expressões na Arte Sacra”, onde como pesquisadora independente apresenta um estudo iconográfico do objeto-tema associado a uma aula prática das metodologias de pintura tradicionais em tempera (caseína, ovo e cola animal) e demais meios de técnicas artísticas  (aquarela, afresco, óleo e acrílico). Como artista plástica tem na sua produção desde 1988 até os dias atuais, uma notável evolução das técnicas de pintura em seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas, com a característica de um cromatismo equilibrado, fluido e luminoso, filtrando a realidade, e impregnando-a de um profundo humanismo, dispondo-a sobre a tela. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos acumulando inúmeras premiações e troféus, sua obra se faz presente em exposições e acervos de países como Brasil, México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, francês e alemão.
Cursos ministrados e pesquisas: https://borgessilvana.academia.edu/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083
Site: www.ateliersilvanaborges.com


Datas: será remarcado para uma nova data
Horário: (sábado e domingo) das 10h às 15h (com intervalo para o almoço).
Investimento: R$ 1.600,00 à vista ou 4 x R$ 450,00 no cartão de crédito (todo material artístico está incluído no valor do curso).
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 – (sujeito à lotação)
Inscrições pelo site: http://www.ateliersilvanaborges.com
Informações: (11) 99988-5128 (WhatsApp)

VAGAS LIMITADAS

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.

Compartilhar