MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Objetivo geral
Investigar a Arte, particularmente, as artes visuais, como linguagem, desenvolvendo estratégias para compreendê-la nas diferentes manifestações artísticas.

– Compreender a arte como linguagem e suas relações com a história.
– Reconhecer e apreciar as formas com as quais a arte se manifesta no cotidiano;
– Analisar, contextualizar e fruir obras de arte.
– Relacionar impressões pessoais e a construção do sentido na obra de arte, em diálogo com a História e a Estética.
– Inter-relacionar elementos estéticos, literários, religiosos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e histórica dos campos artísticos.
– Desenvolver o intérprete das obras de arte.

Ementa
Este curso, em cinco encontros, propõe-se a investigar imaginário a arte como linguagem. Considerar a arte como linguagem significa considerá-la que ela consiste em um sistema de signos que produz sentidos, tornando-se um meio de organizar, interpretar e elaborar o nosso cotidiano. A expressão artística é mediada, por meio de diferentes meios (midia), a linguagem da arte permite uma intensa exploração formal como modo de expressar ideias, sentimentos, narrativas, relações etc. e de construir impressões e identidades.

Programa

1. AS LINGUAGENS DA ARTE: ELEMENTOS SEMIÓTICOS, DISCURSIVOS E ESTÉTICOS DO CONCEITO DA ARTE ENQUANTO LINGUAGEM: SIGNO, DISCURSO, TEXTO, INTERPRETAÇÃO, EXPRESSÃO, INTERDISCURSO, INTERTEXTUALIDADE.
  2. AS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGENS DA ARTE, HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA
  3. POR QUE ISTO É ARTE?
  4. O CONCEITO DE SENTIDO NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DA OBRA DE ARTE
  5. HERMENÊUTICA DA INTERPRETAÇÃO DA OBRA DE ARTE
  6. O ESPAÇO DO INTERPRETANTE NO PROCESSO DE INTERPRETAR
  7. AS MUITAS LEITURAS DA OBRA DE ARTE – PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL
  8. AS MUITAS LEITURAS DA OBRA DE ARTE – OS LIMITES NA INTERPRETAÇÃO
  9. A INTEPRETAÇÃO DA OBRA DE ARTE SACRA
  10. A ARTE SACRA: OBJETO DE ARTE OU OBJETO DO SAGRADO?
  11. O DESENVOLVIMENTO DO OLHAR LEITOR DE ARTE
  12. QUAL O FUTURO DA ARTE?

PÚBLICO ALVO / ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, Filosofia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Semiótica, Teologia e demais pessoas que desejem analisar o tema da Arte como linguagem e desenvolver estratégias para a sua compreensão.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Datas: 20 e 27 de janeiro, 03, 10 e 24 de fevereiro de 2021 (QUARTAS-FEIRAS)
Aulas: 14h às 16h
Valor: R$ 300,00 à vista
Informações: (11) 5627.5393 (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras na plataforma do Museu – https://maseducacao.com.br/