O Museu de Arte Sacra promove, o Curso Livre: Catolicismo afro-brasileiro: Conceitos teóricos e prática religiosa com o Prof. Fabricio Forganes Santos.


OBJETIVO GERAL:
As práticas católicas dos africanos no Brasil, desenvolvidas pelos negros durante os processos de rapto e escravidão, sobreviveram em núcleos espalhados por nossas cidades a partir de estratégias que mesclam o resgate de tradições ancestrais e adaptações provenientes do lugar em que viviam. Compreendendo a complexidade desta religiosidade particular brasileira, o curso tem por objetivo o aprofundamento da temática do catolicismo afro-brasileiro, buscando na investigação de documentos e bibliografia especifica os conceitos que permearam as bases da religiosidade do escravo na diáspora africana, estudando principalmente a cultura e teologia africana em contraponto com os novos conceitos apresentados pelos europeus nos primeiros tempos da colonização da África e da América. No curso pretende-se ainda investigar o cotidiano dos negros nas irmandades brasileiras, promover o reconhecimento da memória católica afro-brasileira a partir de visitas de campo, e proporcionar experiências vivenciais através da participação em celebração afro realizada em igreja na cidade de São Paulo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar as particularidades religiosas dos povos africanos colonizados por portugueses e a maneira de recepção do catolicismo no século XVI por parte destes povos;
– Analisar as práticas devocionais existentes nas Irmandades Negras portuguesas e brasileiras;
– Investigar as históricas de fé dos negros escravos sob a ótica do catolicismo, compreendendo os desdobramentos artísticos, sociais e arquitetônicos;
– Revelar os espaços do catolicismo afro-brasileiro na cidade de São Paulo e nos municípios do entorno, despertando a atenção dos alunos para investigações deste tipo em outras cidades onde houve presença de negros africanos entre os séculos XVI e XXI.


CONTEÚDO:

Dia 28 de março de 2019 (quinta-feira)
Aula 1: O continente africano e o Sagrado.
Estudos sobre o Sagrado na África negra, a partir das teologias das religiões africanas – estabelecidas nas regiões dos grupos “meta-étnicos” raptados para o Brasil – e do catolicismo, em suas aproximações e afastamentos. Apresentação dos fundamentos sacros da religiosidade banto e ioruba, cujos princípios se fizeram presentes nas manifestações religiosas católicas afro-brasileiras.

Dia 04 de abril de 2019 (quinta-feira)
Aula 2: O cotidiano das irmandades negras.
Apresentação da vida dos africanos nas irmandades ou confrarias católicas entre os séculos XVII e XIX, revelados a partir de informações coletadas em documentos eclesiásticos, atas dos irmãos leigos e bibliografia específica.

Dia 07 de abril de 2019 (domingo) – das 9h às 11h
Aula 3: Aula externa: Irmandade de N.S. do Rosário de São Paulo
O encontro tem como ponto de partida a Igreja de N.S. do Rosário localizada no Largo do Paissandu. Após a visita a este templo católico, o grupo seguirá em direção à Praça Antônio Prado, lugar da primeira igreja desta irmandade, tendo como ponto de parada a igreja da antiga irmandade de Santa Efigênia e Santo Elesbão, situada no bairro paulistano de mesmo nome.

Dia 11 de abril de 2019 (quinta-feira)
Aula 4: Hagiografia do catolicismo afro-brasileiro.
Estudo sobre os santos católicos negros, abrangendo suas histórias de vida, a representatividade e a assimilação pelos africanos praticantes do catolicismo afro-brasileiro.

Dia 13 de abril de 2019 (sábado) – das 9h às 11h
Aula 5: Aula externa: Espaços do catolicismo afro-brasileiro na cidade de São Paulo.
O percurso a ser realizado pelo centro de São Paulo tem como objetivo identificar os lugares da memória negra na interface história X religião sob o prisma do catolicismo afro-brasileiro. Visita externa a ser programada em conjunto com os alunos.

Dia 25 de abril de 2019 (quinta-feira)
Aula 6: Catolicismo afro-hispânico: presença negra em Buenos Aires.
Investigações acerca do fenômeno católico afro-hispânico a partir da presença africana na capital Buenos Aires, compreendendo a chegada dos negros no porto da Cidade de Santa Maria de Buenos Aires, as estratégias de resistência dos negros na Argentina e os desdobramentos religiosos afroportenhos.

Dia 05 de maio de 2019 (domingo) – das 9h às 11h
Aula 7: Aula externa – Imersão cultural: vivência em uma celebração católica afro-brasileira.
Caminhada pelo bairro da Penha de França, na zona Leste de São Paulo, com participação em uma celebração católica afro-brasileira, acompanhado pelos representantes da Comunidade do Rosário, locada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, e do professor/pesquisador. Visita externa a ser programada em conjunto com os alunos.

Dia 09 de maio de 2019 (quinta-feira)
Aula 8: Os festejos católicos afro-brasileiros.
Aprofundamento e investigação acerca dos principais festejos católicos afro-brasileiros – Festa do Orago, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e Festa de Nossa Senhora da Boa Morte – identificando as referências de origem africanas, assimilações portuguesas ou inovações surgidas em território brasileiro existentes em cada evento religioso.

Dia 16 de maio de 2019 (quinta-feira)
Aula 9: Catolicismo afro-brasileiro no século XXI.
A memória católica afro nas cidades brasileiras, revelando os conflitos e as estratégias de resistência dos negros para preservação destes lugares ao longo do século XX, investigados a partir da arquitetura, do urbanismo e da liturgia católica.


A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral interessado na investigação da vida dos negros escravos e das práticas católicas afro-brasileiras. Contudo a abordagem na interface história X arte também desperta interesse aos estudiosos de arte, historiadores, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos de preservação cultural ou patrimonial para a população estudada.


PROFESSOR:
Fabricio Santos é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Católica de Santos. Já atuou como curador de arte sacra no Museu de Arte Sacra de Santos-SP e atualmente é professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Pesquisador das Igrejas das Irmandades dos Homens Pretos, é membro do Projeto Barroco Cifrado e integrante da Comunidade do Rosário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, onde contribui na liturgia das celebrações inculturadas.


Período: 28 de março à 16 de maio de 2019 (quintas-feiras)
09 dias de aulas
Aulas: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 27 horas
Valor: R$ 500,00 a vista ou R$ 600,00 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Compartilhar