Com a presença da Secretária de Cultura Marilia Marton, do Prof. Carlos Lemos (FAU-USP) dos prof. Victor Hugo Mori (IPHAN) e Percival Tirapeli (UNESP), Antônio Sarasá (Estúdio Sarasá), do pesquisador do Museu Paulista, Francisco Dias de Andrade, o Museu de Arte Sacra de São Paulo realizou a cerimônia para o recebimento, em doação, de duas das primeiras obras de Arte Sacra produzidas no Brasil, para a mesa de comunhão da primeira Igreja Jesuítica construída no país em 1559.

Estas Cariatides, naquele ano adornavam a Igreja de Jesus, posteriormente, após a saída dos Jesuitas, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em São Vicente SP.

A Secretária Marton entusiasta de História propôs que a SAMAS coordenasse a produção de um livro para registro da história e das lendas sobre essa Igreja, a ser publicado, no próximo ano, em comemoração aos 492 anos da cidade fundada por Martim Afonso de Sousa. Pediu e obteve o compromisso dos professores para a elaboração, vez que a Prefeitura em 2024 dará início aos preparativos das comemorações dos 500 anos da cidade em 2032.

Compartilhar