Objetivo geral

A partir de São Paulo, a colonização se expandiu para as outras regiões do interior do Brasil e possibilitou a fundação de roças, pontos de pouso, capelas, igrejas, cidades, vilas e, sobretudo, possibilitou a descoberta do ouro em Minas Gerais. Taubaté foi um importante polo dispersor de desbravadores e um importante centro da cultura bandeirista. As trocas comerciais e culturais de Taubaté com todas essas regiões são intensas e marcam como nunca as particularidades internas e as condições políticas, religiosas e econômicas da cidade ao passar do tempo. No século XIX, a cidade sente ainda o impacto do crescimento da economia cafeeira, a chegada da estrada de ferro e dos imigrantes que trazem costumes europeus e o sentimento de modernidade para a região. Sabendo como é importante o espaço urbano como palco e cenário da História, o curso pretende entender como a população de Taubaté conseguiu marcar as etapas de sua evolução a partir da tradição caipira, dos riscos das suas ruas, da arquitetura de suas casas e igrejas. O curso pretende discutir a cultura bandeirista, estilos e modelos artísticos verificados na cidade, a importância da literatura por conta da presença de Monteiro Lobato e o papel da imigração na cultura do Vale do Paraíba. O curso pensa, sobretudo, como personagens aí estabelecidos foram importantes ou serviram de modelo para outras regiões do país.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
• Analisar, criticar e contextualizar a história regional como um importante substrato para entendermos a história nacional: Bandeirantes e Monteiro Lobato
• Apresentar a arte e a cultura em ruas, praças, igrejas e demais edifícios como formadores da Memória e da História
• Quiririm e o resgate histórico da comunidade por meio das fotos nas paredes de seus casarões.
• Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
• Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da história regional estejam presentes. 


CONTEÚDO

Capela Nossa Senhora do Pilar

A Capela Nossa Senhora do Pilar foi inaugurada em 1748 e é um raro exemplo da arquitetura e da vida do período colonial na cidade.
Entrada franca

Santuário Santa Terezinha

Igreja em estilo neogótico, é um importante exemplo do tempo da economia do café, da chegada dos imigrantes e da mudança de gosto decorrente da riqueza do período. Possui vitrais espanhóis, altar-mor em mármore e relíquias da santa padroeira. A igreja é considerada o primeiro santuário dedicado à Santa Teresinha de Lisieux.
Entrada franca

Museu Monteiro Lobato

Museu histórico e literário onde se encontram obras originais do escritor, peças e utensílios de época. O edifício era casa de seu avô, o Visconde de Tremembé, e local onde viveu Monteiro Lobato. A residência é um bom exemplo da tradição da arquitetura rural do Vale do Paraíba.
Entrada franca

Distrito de Quiririm

Quiririm é uma colônia italiana rica em história, tradição e boa gastronomia. O distrito pertence à Taubaté e guarda o resgate histórico da comunidade por meio de fotos antigas e representações de painéis nas paredes de seus casarões. Podemos encontrar edifícios centenários, praças e igrejas que protegem a memória do lugar. Tornou-se um pólo cultural e gastronômico da região.

Capela de Nossa Senhora Aparecida

A Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertencente à centenária Paróquia Nossa Senhora da Conceição, guarda em sua arquitetura traços de mais de 120 anos de fundação. Fundada em 1895, a capela fica no centro do Distrito de Quiririm. Celebrações e procissões acontecem no local até os dias de hoje.
Entrada franca

Belvedere Seu Joaquim e Dona Valentina – Mirante

O Mirante, como é chamado pela maioria dos moradores do Distrito, propõe ao visitante uma vista única e panorâmica de uma das maiores riquezas de Quiririm, a paisagem natural formada pela várzea e a Serra da Mantiqueira. Está sitiado na Praça Antônio Naldi, onde também se encontra o monumento aos imigrantes.

Museu Imigração Italiana – Circolo

O Museu da Imigração Italiana de Quiririm, construído de 1897 a 1903, está situado em um casarão centenário construído pela família Indiani e guarda relíquias e registros da história através de fotos, documentos, objetos e até tijolos da época da construção. A arquitetura é típica do norte da Itália e funciona desde 1997 como Museu da Imigração.
Entrada franca

Roteiro sujeito à alterações devido às comemorações religiosas, atividades públicas, restauros que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.


A quem se destina

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.


Professor

Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira. Professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

INVESTIMENTO: R$ 220,00 à vista ou R$ 250,00 (02 vezes) – dinheiro ou depósito bancário. Após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.

Incluso:

• Transporte (ônibus , ar condicionado,TV, toalete) que ficará à disposição durante a viagem.
• Todo o translado das atividades será feito com o ônibus fretado.
• Monitoria – Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias

Não incluso: despesas com refeições, bebidas, estacionamento e bondinho.


Saída e Retorno: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43
Data: 15 de junho de 2019 – sábado 
Horário de saída:
 6h30 
Endereço:
 Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Horário retorno: previsão – 20hs no estacionamento do Museu
Carga horária:
 12hs
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br  
Informações:
 (11) 5627.5393 
Vagas:
 30 (trinta)

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Importante: A lista dos passageiros completa com nomes e RGs precisam estar no DNER com antecedência.

Compartilhar