OBJETIVO GERAL
A cidade de Piracicaba, fundada em 1767 e localizada no interior paulista, é um dos polos históricos mais significativos do estado, marcada por forte presença religiosa, pela importância das missões e paróquias na formação urbana, pela economia açucareira e cafeeira e pela diversidade artística presente em seus templos e museus.
Rica em patrimônio arquitetônico e profundamente vinculada à tradição católica, Piracicaba preserva um conjunto expressivo de igrejas, imagens, obras e documentos que testemunham a trajetória religiosa e cultural do interior do Brasil.
Este curso propõe uma aula in loco explorando a interseção entre História, Arte Sacra, Igreja e Museologia procurando um acervo singular relacionado à vida histórica e devocional paulista. O percurso favorece a leitura do espaço urbano, o reconhecimento das matrizes religiosas da região e o estudo direto de obras e estruturas históricas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Analisar a função da arte sacra e das ordens religiosas na formação histórica, urbana e cultural de Piracicaba;
– Compreender o papel da Igreja Católica na colonização do interior paulista e na organização das comunidades rurais e urbanas;
– Identificar e interpretar elementos do patrimônio arquitetônico e artístico presente nas igrejas e museus locais;
– Estudar a história da religiosidade popular piracicabana e suas manifestações através da arte, dos festejos, das irmandades e da musealização da fé;
– Estimular análises interdisciplinares com base em História, Arte, Teologia, Antropologia, Sociologia e Museologia, articuladas a partir da visita de campo.

CONTEÚDO
Igreja Matriz de Santo Antônio
Fundada no século XVIII e reconstruída várias vezes conforme o crescimento urbano, a Matriz simboliza o núcleo religioso e administrativo que deu origem à cidade. A igreja representa o ponto fundacional de Piracicaba: suas festas, irmandades e liturgias moldaram a vida social e cultural por mais de dois séculos.
R. Pr. da Catedral Dom Ernesto de Paula, s/n – Centro, Piracicaba

Igreja dos Frades Capuchinhos – Senhor Bom Jesus do Monte
Fundada no início do século XX, este templo expressa a continuidade das ordens missionárias na cidade. Os elementos arquitetônicos retomam estilos historicistas europeus. Forte presença da espiritualidade franciscana e do culto ao Bom Jesus. Obras artísticas do período republicano. A igreja testemunha como as ordens religiosas renovaram a vida católica piracicabana, mantendo viva a tradição espiritual no período contemporâneo.
Largo do Bom Jesus, S/N – Bairro Alto, Piracicaba/SP.

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
O museu está instalado na antiga residência de Prudente José de Moraes Barros, que foi o primeiro presidente civil da República brasileira. A casa foi comprada por Prudente de Moraes no século XIX (em 1869) e concluída em 1870, sendo local de seu trabalho como advogado e espaço de encontros políticos. Reúne cerca de 12 mil objetos: mobiliário, objetos pessoais, mobiliário de figuras históricas de Piracicaba (como Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, Barão de Serra Negra etc.).
R. Santo Antônio, 641 – Centro, Piracicaba
Sábados – das 10h às 14h

Engenho Central de Piracicaba – Patrimônio Industrial e Cultural
O Engenho Central é um monumento essencial para compreender o ciclo do açúcar no interior paulista. O Engenho Central é um complexo que reúne as instalações do antigo engenho/indústria açucareira e, atualmente, um parque e um polo cultural. Trata-se de um exemplo típico de transformação do patrimônio industrial em equipamento público: vestígios da produção (edifícios, máquinas, armazéns) convivem hoje com espaços expositivos, auditórios, teatros e áreas de lazer.
Av. Maurice Allain, 454, às margens do Rio Piracicaba.
(19) 3403-1356
Sábado – 7h às 17h.

A Capela de São Pedro (conhecida também como Capela de Monte Alegre)
A Capela foi projetada para atender a comunidade ligada à Usina Monte Alegre, construída para servir aos trabalhadores, sobretudo imigrantes italianos, da região. A edificação data de 1937 (ano do projeto/construção) e foi concebida por Antonio Ambrote, com acompanhamento e execução por equipe local. A capela é inspirada em modelos italianos (réplica de igreja de Siena segundo tradições locais) e apresenta linguagem neorromânica, planta em cruz latina e cúpula sobre o transepto. As pinturas murais do interior foram realizadas por Alfredo Volpi a convite do comendador Pedro Morganti (proprietário da usina).
Av. Comendador Pedro Morganti, s/n – Monte Alegre, Piracicaba
Agendamento: Para conhecer o local, é necessário agendar pelo telefone (19) 98123-7819 ou pelo e-mail contato@capelamontealegre.com.br.

A QUEM SE DESTINA
O conteúdo destina-se a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de História, Teologia, Arte, Museologia, Sociologia, Arquitetura, Comunicação, além de interessados em cultura, patrimônio e religião. A aula é ideal para quem deseja aprofundar-se na compreensão integrada entre arte sacra, história urbana e patrimônio religioso do estado de São Paulo.

PROFESSOR
Marcos Horácio Gomes Dias
é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais e universidades. Colabora também com organizações que atuam na formação de executivos e CEOs, com foco em Lifelong Learning e no papel estratégico da cultura para lideranças contemporâneas. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Já ministrou aulas em Portugal e na Itália, integrando o conteúdo acadêmico à vivência in loco. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália. Conduz trabalhos interdisciplinares e articula diferentes áreas do saber.

Data: 25 de abril de 2026 (sábado)
Horário: 7h – saindo do estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – VAN
Chegada ao MAS – previsão 18h30
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Vagas: 18 alunos
Investimento: R$ 387,00 (à vista)
Incluso transporte ida e volta, monitoria do Professor Marcos Horácio Gomes Dias
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Informações: (11)-3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223
Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.
Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.
ATENÇÃO: em caso de chuva moderada a aula será mantida
Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.

BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Ivone. Arte Sacra no Interior Paulista. Campinas: Pontes, 2014.
DIAS, Maria Stella Martins. Piracicaba: Patrimônio, Igreja e Arte. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2012.
PAULA, Adriana. História Religiosa do Interior Paulista. Campinas: Editora da PUC-Campinas, 2017.
PREFEITURA DE PIRACICABA. Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba. Piracicaba: PCP, 2023.
RIBEIRO, Luiz de Almeida. Igrejas e Imaginária Paulista. São Paulo: Edusp, 2008.
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