Em comemoração aos 75 anos do Axé Ilê Obá, o Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura dia 04 de outubro na Sala MAS Metrô Tiradentes uma exposição em homenagem à trajetória desta importante casa de Candomblé.
Fundada por Pai Caio de Xangô em 1950, o terreiro, referência na luta contra o racismo religioso e na preservação das tradições afro-brasileiras, foi a primeira casa de Candomblé tombada no Estado de São Paulo, pelos órgãos CONDEPHAAT (1990) e CONPRESP (1992).
A exposição convida o público a refletir sobre a pluralidade religiosa brasileira e a complexidade de sua espiritualidade. Em especial, destaca-se a resistência dos terreiros diante da intolerância e da violência histórica, que incluiu o confisco e a musealização indevida de objetos sagrados, muitas vezes descontextualizados e esvaziados de seus significados.
Neste espaço de escuta e valorização, o Axé Ilê Obá é apresentado não apenas como um patrimônio cultural, mas como um terreiro vivo, que resiste e se reinventa.
Esta iniciativa fortalece o compromisso da MAS-SP com a preservação dos saberes tradicionais, da memória e das múltiplas expressões do sagrado.
A exposição fica em cartaz até 23 de novembro de 2025 na Sala MAS Metrô Tiradentes, localizada dentro da estação Metrô Tiradentes, linha 1 – Azul.

Abertura: 04 de outubro, 15h
Duração: 04 de Outubro até 23 de Novembro de 2025
Local: Sala MAS Metrô Tiradentes
Endereço: Avenida Tiradentes, 551 – Luz, São Paulo (dentro da estação Tiradentes do Metrô)
Acesso gratuito aos usuários do metrô. (O acesso às exposições deste espaço pode ser feito mediante a compra do bilhete do Metrô)
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Informações: (11) 3322-5393 / mas@museuartesacra.org.br

Compartilhar