Sala 2

Yasmine
– Olá! Eu me chamo Yasmine e vou acompanhar você nessa faixa do audioguia.

– Chegamos ao segundo ambiente contendo obras associadas à Antônio Francisco Lisboa.
Todas são atribuídas ao autor e pertencem, tanto ao Museu de Arte Sacra quanto a outros museus e a colecionadores particulares.

– A sala que você está tem cerca de 18 metros de comprimento que se alongam longitudinalmente até o terceiro e último ambiente.
O caminho a ser percorrido é retilíneo e estreito, podendo ter visitantes atrás de você ou à sua frente.
Ao lado direito, sua caminhada é acompanhada por uma longa superfície branca que segue continuamente a extensão da sala e abriga 55 objetos.
Essa superfície é composta por sobreposições de planos que se empilham formando níveis que remetem ao relevo e às ruas da cidade de Ouro Preto.

– Na parede, ao fundo das esculturas, se apresenta o ‘Painel das mil cruzes’, pintura que destaca cruzes de cor branca sobre um azul denso que remete ao céu de Ouro Preto, representando ascensão e queda, por seus ângulos e direcionamentos.
Na medida em que você se aproxima do centro deste ambiente, a superfície que sustenta os objetos se eleva, colocando em destaque três obras: à direita a escultura de Nossa Senhora das Dores, no centro o Oratório Ermida contendo sete esculturas e à esquerda uma  escultura de Santana Mestra.

– A escultura de Nossa Senhora das Dores apresentada aqui pertence ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
É uma obra reconhecida como esculpida por Antônio Francisco Lisboa.
Sua composição em madeira atinge 83 cm de altura e conta com sete espadas cravadas no peito.
Nossa Senhora das Dores, ou mater dolorosa, foi muito cultuada no Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, e sua representação tem origem ibérica, referindo-se às sete dores que sofreu ao longo de sua vida e nos momentos da Paixão de Cristo.
É representada de modo dramático, com as mãos postas em sinal de súplica.
A santa foi cultuada pelos negros escravizados e faz parte do sincretismo religioso de matriz afro-brasileira.
Em algumas regiões, Nossa Senhora das Dores é sincretizada com a orixá Oxum.

– O Oratório Ermida aqui apresentado é de coleção particular e é uma obra reconhecidamente esculpida por Antônio Francisco Lisboa.
De grande dimensão, medindo dois metros de altura por pouco mais de um de largura.
Sua elegância é reforçada pela madeira entalhada, resultado da técnica de esculpir escavando na sua superfície.
Os entalhamentos internos nesta obra possuem formato de folhas de acanto e linhas curvas, com colunas e também peanhas, ou seja, pedestais de base arredondada ou quadrada, que servem de suporte a algum busto, imagem, ou objetos devocionais.
As pinturas, realizadas por Manuel da Costa Ataíde, colorem o interior da peça com motivos florais e as portas com ilustrações de santidades.
As esculturas que se abrigam no interior do oratório são sete: um Cristo crucificado ao centro, acompanhado, no mesmo nível, por uma imagem de São Sebastião e de Nossa Senhora do Rosário.
No nível abaixo, um “São José de Botas” e uma “Nossa Senhora da Conceição” aparecem seguidos pelos Arcanjos Rafael e Miguel dispostos na base do oratório.

– A outra imagem em destaque é a escultura de “Santana Mestra”, que também pertence à coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Essa obra possui 57 centímetros de altura, e se apresenta em madeira crua, sem policromia, ou seja, sem pinturas.
Anna é mãe da Virgem Maria e foi a segunda santa mais cultuada no Brasil colônia.
Foi muito cultuada em Minas Gerais e considerada a padroeira dos mineradores.
A mãe aparece sentada numa cadeira com alto espaldar.
Sua fisionomia é virtuosamente comedida e tem o rosto levemente inclinado para baixo.
Em uma de suas mãos segura um livro aberto e, na outra, abraça as costas de sua filha Maria que, ainda menina, se encontra de pé, ao seu lado, em posição de leitura.
O entalhamento revela as dobras do panejamento das vestes das duas, apresentando um trabalho cuidadoso no trato com a madeira.
A construção dessa imagem projeta valores estimados pelos jesuítas, como por exemplo o papel da mãe educadora e o da filha virgem e virtuosa.

– Enquanto do lado direito da sala o burburinho silencioso de imagens sacras parece nos convidar a uma experiência de fé, ao seu lado, espalham-se pela parede, colocados um a um linearmente, quatro fragmentos de talha em madeira provenientes de antigas capelas.
Algumas dessas capelas são de fazendas mineiras e dentre os fragmentos, podemos encontrar um par de peanhas, um medalhão, um degrau de altar e um fragmento de talha.
Acima do degrau de altar, uma plotagem com a assinatura real de Antônio Francisco Lisboa se apresenta em grandes dimensões, sugerindo o enaltecimento de sua figura por meio da posição elevada de seu nome.

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