MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema
Ementa:
Os capitéis são estruturas fundamentais na organização do espaço arquitetônico das igrejas medievais. Os capitéis historiados, em especial, atraem o nosso olhar e provocam a nossa curiosidade da mesma maneira como faziam com os homens e mulheres medievais quando adentravam o espaço eclesial, esse lugar explodindo em imagens das mais diversas naturezas e funções. Esses capitéis cumprem, para além dos objetivos arquitetônicos mais objetivos de sustentação combinam a ornamentação, a distribuição das imagens e o ritmo e o significado do deslocamento das pessoas no espaço.
Mas como compreendê-los em toda a sua riqueza? Como “decodificá-los”? Como começar a perceber as suas funções no diálogo com o visitante e com a própria igreja-edifício como um todo? Os capitéis são também o que chamamos de “imagens-lugares” em sua materialidade muito particular.
Neste curso abordaremos alguns conceitos importantes para avançarmos em seguida na análise de interessantes casos concretos.
Programação:
5 de novembro de 2025
aula 1 – A espacialização do sagrado – o dentro e o fora da igreja
12 de novembro de 2025
aula 2 – O humano, o animal e o vegetal na ornamentação dos capitéis
19 de novembro de 2025
aula 3 – O símbolo, o monstruoso e suas críticas
26 de novembro de 2025
aula 4 – Estudo de caso: Saint-Pierre de Mozat
Prof. João Gomes é bacharel em História (PUC-SP) e mestre em História Social (Unesp). Passou um período de pouco mais quatro anos de pesquisas em História Medieval na França junto à l’Université de Paris-I La Sorbonne e da École Pratique des Hautes Études. Foi professor substituto na disciplina de História Medieval I na Unesp-Franca, professor especialista visitante na Unicamp onde tratou da “arqueologia histórica da multidão na Idade Média”. Ministrou cursos na PUC-SP, no CPF-SESC-SP (Centro de Pesquisa e Formação), na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) na Tapera Taperá, na Casa Tombada, no espaço Lux, na La Matrioska-uma escola de luta, no Razão Inadequada, no Atelier Paulista entre outros, onde tratou de temas como o da imagem impossível da multidão e de outros relativos aos desenvolvimentos teóricos atuais para a compreensão das imagens medievais. É tradutor de Maurice Blanchot, Georges Bataille, Albert Camus, Jérôme Baschet e Michael Löwy. Possui publicações acadêmicas em periódicos e obras coletivas no Brasil e na França
Período: 05, 12, 19 e 26 de novembro de 2025
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 215,00
Carga horária: 08 h
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223
CERTIFICADO ENVIADO POR E-MAIL
As aulas serão ministradas online na plataforma Teams.
Bibliografia Básica:
Jérôme Baschet, Jean-Claude Bonne et Pierre-Olivier Dittmar, « Chapitre II - Saint-Pierre de Mozat : entre dignité du monde terrestre et harmonies cosmologiques », “Iter” et “locus”. Lieu rituel et agencement du décor sculpté dans les églises romanes d'Auvergne, Images Re-vues [Online], Hors-série 3 | 2012, disponibilizado em 21 de novembro de 2012, consultado em 27 de novembro de 2020. URL :http://journals.openedition.org/imagesrevues/1664
Jérôme Baschet, Jean-Claude Bonne et Pierre-Olivier Dittmar, Le Monde Roman. Par-delà le bien et le mal. Une iconographie du lieu sacré, Paris, Les éditions Arkhé, 2012.
Olivier Boulnois, Au-delà de l’image. Une archéologie du visuel au Moyen Âge (Ve-XVIe siècle), Paris, Seuil, 2008.
Victor Lassalle, « Quelques exemples de répartition ordonnée des chapiteaux ornamentaux des Xie et XIIe siècles dans les églises de l’est et du sud de la France », Revue d’Auvergne, 562 (2002), p. 135-157.