MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema

APRESENTAÇÃO
Nesta quinta edição do curso, a temática é especialmente dedicada a três mulheres artistas. Foram elencados três exponentes femininos de fases distintas da história da arte para estudo comparativo de sua obra e técnica artística, com a observação sobre a estrutura pictórica característica de suas respectivas pinturas por meio de pesquisas de dados resultantes da análise instrumental específica para a avaliação das obras de arte no campo da conservação e restauração. Nesse novo módulo abordaremos a determinação de três talentos femininos: Artemisia Gentileschi (1593-1656) e a construção da pintura por narrativas dramáticas de heroínas da Bíblia e de fontes clássicas; Berthe Morisot (1841-1895) descrita como uma das grandes damas do Impressionismo; e Hilma af Klint (1862-1944) e a busca modernista por novas formas de expressão artística do início do século XX. Observaremos ao longo da retrospectiva da vida de cada uma dessas artistas, algumas correlações e diferenciações entre as obras-primas apresentadas, suas temáticas e estilos diversos, mas com um importante ponto em comum: a relação dessas mulheres com a arte em contraposição ao estereótipo da submissão feminina.

Objetivo:
A cada módulo são elencados os trabalhos de 3 artistas em épocas distintas da história para apresentação em detalhes como eram produzidas as cores por cada artista, observando as similaridades e variações da construção da pintura em temáticas diversas conforme a variação de suporte e técnica de pintura empregada. Pela observação do conjunto de obras de três brilhantes artistas, visualizaremos como o resultado vibrante da pintura não se deve apenas pela combinação de cores, mas pela forma como a tinta é dosada, manuseada e aplicada sobre a superfície, com algumas demonstrações da metodologia de execução para a construção desses efeitos em exemplos práticos.

Conteúdo abordado:
– a produção da cor e os pigmentos constituintes da paleta de cada artista;
– a distinção da técnica e da composição dos diferentes meios de pintura;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

Programa do curso:
03 encontros de 2 horas/aula cada.

Aula 01 (13 de junho)
Artemisia Gentileschi (1593-1656), e a sua habilidade no manejo da cor para expressar a dimensão e drama característicos do barroco;

Aula 02 (20 de junho)
Berthe Morisot (1841-1895), e a sua perspectiva única e transformadora, cuja dedicação integral a pintura resultou na construção de uma carreira artística independente;

Aula 03 (27 de junho)
Hilma af Klint (1862-1944), e a sua inventiva linguagem artística na busca e descoberta de uma nova forma de expressão visual. 

DOCENTE
Silvana Borges
é mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu Paulista (Ipiranga/SP) dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Docente da Universidade Santa Ursula (USU) e UNISAL (Campus Pio XI), e integra o grupo de pesquisa: Estética & Arte Sacra da Faculdade de São Bento de São Paulo. Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Período: 13, 20 e 27 de junho de 2024 (quintas-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 150,00
Carga horária: 06 h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO ENVIADO POR E-MAIL
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BINDÉ, Joséphine. Berthe Morisot. Ed. Konemann, 2019.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
GARIFF, David. Os pintores mais influentes do mundo e os artistas que eles inspiraram. São Paulo: Girassol, 2008.
IGNOTOFSKY, Rachel. As Artistas: 50 Mulheres que Inspiraram o Mundo. Ed. Blucher, 2021.
JANSON, Horts Woldemar et all. A nova história da arte de Janson. Calouste, 2010.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PINA_. Hilma af Klint: Mundos Possíveis. São Paulo: PINACOTECA, 2018.
STRAUSSMAN-PFLANZER, Eve. By Her Hand: Artemisia Gentileschi and Women Artists in Italy, 1500-1800. Detroit Institute of Arts, 2021.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada da Pré-história do Pós-moderno. São Paulo: Ediouro, 2004.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014.
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