NOSSA SENHORA DA PENHA: HISTÓRIA E ARTE DA PADROEIRA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Almeida, Leonardo Caetano de
https://lattes.cnpq.br/8591455340460374

Resumo: O culto a Nossa Senhora da Penha de França, invocação originariamente hispânica, encontrou terreno fértil na América portuguesa, notadamente na cidade de São Paulo, a partir de 1667, numa colina periférica onde se situa atualmente o bairro da Penha de França. Essa devoção e a história da capital paulista atrelaram-se durante as epidemias de varíola e crises hídricas que se abatiam sobre a cidade durante os séculos XVIII e XIX. Tais foram os efeitos dessa piedade, que a Virgem da Penha foi aclamada popularmente e, mais tarde, com reconhecimento pontifício, Padroeira da cidade de São Paulo. Com efeito, este estudo é permeado pela análise iconográfico-iconológica da imaginária relativa a essa devoção mariana cristalizada em São Paulo e, comparativamente, em outros santuários e igrejas representativos da Virgem da Penha no Brasil e no mundo ibérico.


OS PAULISTAS E A ADMINISTRAÇÃO DOS ÍNDIOS POR PARTICULARES EM FINS DO SÉCULO XVII
AMBIRES, Juarez D.
http://lattes.cnpq.br/5231846291164013

Resumo: Em 1680, paulistas de toda a Capitania, representados câmara da Vila, encaminham a autoridades um pedido. A solicitação é a administração direta dos índios já submetidos e dos que viessem a ser. No seio da Companhia de Jesus, ante o pedido, surge uma cisão. Há jesuítas pró pedido paulista; há jesuítas contrários a ele. Os contrários estão sob a liderança de Antônio Vieira – o famoso orador e sermonista. A contenda produzirá um conjunto de documentos que reunimos para a composição de uma crônica. O texto foi apresentado para pleiteamento de título de mestre em defesa ocorrida na USP em 2000.


ENTRE HISTÓRIA, ARTE, LITURGIA E DEVOÇÃO: UM POSSÍVEL PERCURSO NARRATIVO DO ANTIGO RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA EM SÃO PAULO
PHILIPPOV, Karin
http://lattes.cnpq.br/9353654916050752

 Resumo: O Antigo Recolhimento de Santa Teresa possui uma longa história. Construído para abrigar mulheres de posses e de má reputação ou desobedientes, o estabelecimento funciona como instituição religiosa até 1917, quando Dom Duarte Leopoldo e Silva ordena sua demolição, dentro do programa de reformas do centro da cidade de São Paulo. Aqui, compreende-se e analisa-se o conjunto de seis Doutores da Igreja e quatro Evangelistas e o crucifixo em madeira policromada do século XVIII, pertencentes ao Antigo Recolhimento e hoje integrantes do acervo permanente do Museu de Arte Sacra de São Paulo.


A EXPOSIÇÃO “SANTA ANA EM SÃO PAULO – DEVOÇÃO REFLETIDA EM ARTE”
Equipes Museológica e Educativa MAS

Resumo: A exposição “Sant’Ana em São Paulo – Devoção Refletida em Arte”, organizada pelo Museu de Arte Sacra durante as celebrações dos 470 anos de São Paulo, explorou a devoção à padroeira da cidade, destacando sua importância histórica e cultural. A mostra, desenvolvida a partir do Projeto Assemblage, que estabelece atividades curatoriais conjuntas entre as áreas museológica e educativa, apresentou diversas iconografias, documentos e representações de Sant’Ana, desde sua ligação com a família de Jesus até sua influência na arte colonial brasileira. Além disso, incluiu obras que refletem sua figura como mestra, contribuindo para a compreensão da devoção popular e sua relevância na preservação da memória da cidade.

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