O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência às mostras comemorativas do seu Jubileu de Ouro – a ser completado em Junho de 2020 – exibe a primeira edição de seu projeto mais inovador com a abertura da exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, com curadoria de sua conselheira Mari Marino, composta por 60 peças, em ABS, no município de Iguape.
O MAS/SP, ciente das dificuldades de parte da população de se deslocar para conhecer sua sede, decide levar um recorte de seu acervo para apresentá-lo ao público. Vem daí o projeto, MAS Itinerante, composto de réplicas exatas dos originais, parte de seu rico acervo. A técnica utilizada na execução das peças, processo de última geração, é baseado em impressão 3D, em ABS (acrilonitrila butanieno estireno), com policromia executada pela Oficina da Memória.
É uma mostra inclusiva, pensada para todos os públicos. Sua expografia foi concebida pela curadora, principalmente, para permitir um alto grau de acessibilidade; os visitantes poderão tocar e conhecer obras de iconografia sacra, raros exemplares de numismática e ourivesaria. Some-se a isso, obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Frei Agostinho da Piedade, Benedito Calixto, Anita Malfatti, entre outros nomes excepcionais da cultura artística brasileira
Exposição: “Arte Sacra para Ver e Sentir”
Curadoria: Mari Marino
Número de obras: aproximadamente 100
Técnica: diversas/ ABS com policromia
Dimensões: Variadas