A arquitetura sacra contemporânea busca reinterpretar o sagrado dentro de uma linguagem estética atual, rompendo com os modelos tradicionais sem perder o sentido espiritual que a define. Diferente das igrejas góticas ou barrocas, que impressionavam pela ornamentação e verticalidade, os templos modernos tendem a adotar formas mais minimalistas, uso expressivo da luz natural e materiais brutos como concreto, madeira e vidro. Essa simplicidade aparente convida ao silêncio, à introspecção e à experiência pessoal do divino. Arquitetos como Tadao Ando e Peter Zumthor têm criado espaços que, embora despojados, provocam uma forte sensação de transcendência.
A palestra irá apresentar exemplos marcantes deste estilo, mostrado como a arquitetura sacra contemporânea não nega a tradição, mas a reinventa, dialogando com as demandas do mundo atual e com a busca contínua por significado em tempos de incerteza.
PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos
Data: 22 de outubro de 2026 (quinta-feira)
Horário: 14h00
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)
Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo