OBJETIVO GERAL:
Apresentar um estudo sobre a arte, a religião e a história da cidade de São Paulo, discutindo as formas que as artes religiosas assumiram na sociedade paulistana desde os primeiros anos do seu povoamento. Aprofundar questões sobre a criação de instituições religiosas e a movimentação dos artistas para atender as demandas da Igreja e da sociedade aqui estabelecida e apresentar novos elementos no tocante à discussão sobre a arte e a história regional para o entendimento da composição do patrimônio artístico e cultural da cidade São Paulo, pensando a construção da memória local e sua relação com a história da arte brasileira. O objetivo final consiste em trabalhar esses conteúdos como formas possíveis de interpretação de uma identidade coletiva e o processo de sua formação e construção. O curso pretende estimular seus participantes a perceberem sua realidade imediata como portadora de sentido social e cultural. Este curso pretende, principalmente, preencher uma lacuna no tocante a discussão sobre a arte, a composição do patrimônio artístico e cultural paulista e a construção da memória da cidade que é sempre pensada a partir de sua poderosa imagem de modernidade e contemporaneidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
· Análise, crítica e contextualização de obras de arte sacra/religiosa;
· A Arte sacra/religiosa como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
· Apresentar a História Regional como uma área privilegiada no campo da historiografia;
· Escolha de temas específicos para diversos trabalhos; estimular a produção de projetos em que a utilização da arte, da cultura e da história regional estejam presentes.

CONTEÚDO:
08 de novembro de 2025
AULA 01 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu: as igrejas ecléticas da Belle Époque.
Igreja Nossa Senhora da Consolação

R. da Consolação, 585 – Consolação, São Paulo – SP

22 de novembro de 2025
AULA 02 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu: as igrejas ecléticas da Belle Époque
Igreja de Santa Ifigênia

R. Santa Ifigênia, 30 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP

06 de dezembro de 2025
AULA 03 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu: a resistência da população afrodescendente
Igreja de Nossa Senhora dos Pretos do Largo do Paisandú,

Largo do Paissandu, s/nº – Centro, São Paulo – SP

13 de dezembro de 2025
AULA 04 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu: as igrejas ecléticas da Belle Époque
Igreja de São Luís Gonzaga (Av. Paulista)

Av. Paulista, 2378 – Cerqueira César, São Paulo – SP

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSOR:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais e universidades. Colabora também com organizações que atuam na formação de executivos e CEOs, com foco em Lifelong Learning e no papel estratégico da cultura para lideranças contemporâneas. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Já ministrou aulas em Portugal e na Itália, integrando o conteúdo acadêmico à vivência in loco. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália. Conduz trabalhos interdisciplinares e articula diferentes áreas do saber.

Datas – 08/11 – 22/11 – 06/12 – 13/12 de 2025 (sábados)
Horário: das 10h às 12h
Investimento – R$ 300,00
Vagas limitadas: 20
Carga horária: 8 horas
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223

Ponto de encontro:
Locais a serem visitados.

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da aula.
Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.

ATENÇÃO: em caso de chuva moderada a aula será mantida

Compartilhar