Paulo von Poser complementa sua exposição Floração, em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo, instrumento da Secretaria de Estado da Cultura, inaugurando a instalação “Aparecida” no Jardim do Claustro do Mosteiro da Luz, criada pelo artista plástico em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, composta por escultura e objetos. Em Floração, Paulo deu uma prévia do que estava elaborando para a segunda parte da mostra, exibindo pequenas imagens coloridas da Santa, entre monocromáticas e com desenhos feitos a mão.

A instalação produzida pelo artista é composta por uma escultura com três metros de altura da Santa em ferro de construção e serralheria, projetada para a fonte central do jardim. Circundam-na oito vasos de buchos e mini rosas, contendo cada um uma escultura do globo terrestre em ferro forjado com uma imagem da Aparecida de faiança pintada com paisagens do entorno do museu, “como espelhamentos que ressaltam a forma de mandala dos canteiros do jardim e a rosa dos ventos da planta desse lugar silencioso”, de acordo com Paulo. Completa a instalação um rosário de grandes proporções, com contas em porcelana pintadas a mão tendo como tema o planeta, que aparece em cores variadas.

“O tema desta proposta é a transparência e a presença de Nossa Senhora Aparecida no museu como ícone nacional, na dimensão deste jardim como um oásis da cidade”, diz Paulo von Poser. “Essa instalação tem como conceito básico a valorização da proporção, escala e características deste espaço histórico, propondo um percurso pelas imagens”, conclui.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Paulo von Poser manifesta veneração através de sua poética visual, aliando a santidade aos temas que permeiam seu universo artístico, tais como a arquitetura, que aqui aparece na forma de pintura e também no diálogo da obra com o museu, e as flores, grande inspiração de Paulo, expressas a tinta e pincel e também presentes em sua forma natural, nos vasos. Seguindo a tradição de suas exposições, no dia da abertura o artista fará duas pinturas em performance ao vivo.

Compartilhar