MÉTODO:
PRESENCIAL

Objetivo Geral:
Apresentar um estudo sobre o papel da Arte, da Cultura e da Política na História da América, discutindo a herança barroca, a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a América dos séculos XIX e XX como um espaço de encontro de diversas culturas. O curso pretende entender como a América se comportou a partir da independência dos seus países e como artistas e artesãos mantiveram a tradição colonial e se apropriaram das convenções europeias, indígenas e africanas na produção cultural do continente. Com o auxílio da História, da Arte e da Antropologia Cultural, o curso contribui para a discussão sobre o desenvolvimento cultural e artístico da América contemporânea ao longo de diferentes etapas: Neoclassicismo, Belle Époque, Modernismo, pró-fascismo, ditaduras militares etc. O ponto principal do curso se estabelece a partir das heranças barrocas coloniais que perduram na cultura do século XIX e XX e como o Modernismo, o pró-fascismo e as ditaduras militares se apropriaram desse passado para articular o discurso nacionalista contemporâneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar a relação entre a arte, a cultura e a política como material reflexivo;
Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Política, Psicologia, etc.;
Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

CONTEÚDO:

19 de fevereiro de 2025
AULA 1 – A Independência da América do Norte.
Estudo particularizado dos processos de independência dos EUA, a construção e a difusão da imagem de liberdade e democracia para a cultura contemporânea. A influência do iluminismo francês, a chegada no neoclássico e a negação do barroco latino-americano.

26 de fevereiro de 2025
AULA 2 – As independências na América Latina
Estudo particularizado dos processos de independência das colônias latino-americanas. A influência da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas. A construção e a difusão da imagem dos países recém libertados. A herança barroca e a chegada do neoclassicismo: a produção, a circulação e a apropriação dessas representações.

12 de março de 2025AULA 3 – A Arte e a Construção da Nação: o Neoclassicismo na América
A arte e o processo de emancipação política. As academias, sua criação e desenvolvimento.

19 de março de 2025
AULA 4 – A Arte e a Construção da Nação: Imagens de Guerras e Conflitos
A Guerra Civil Americana: análise do movimento separatista norte-americano e o uso da imprensa e da fotografia. A marcha para o oeste. A Guerra do Paraguai: imprensa e arte. A Guerra do Pacífico. O Retorno da Monarquia ao México e o quadro de Manet.

26 de março de 2025
AULA 5 – 1900 e a Belle Époque na América Latina
A influência francesa. As reformas urbanas (Buenos Aires, Santiago, Cidade do México, Rio de Janeiro). Cinemas, cafés, galerias e modismos. O colecionismo e o apreço pelas artes. A Belle Époque tropical.

02 de abril de 2025
AULA 6 – Modernismo e Vanguarda na América Latina
A Revolução Mexicana.  O impacto da Revolução Russa de 1917 nos movimentos operários americanos e na cultura da década de 1920. Os “anos loucos” e a mudança dos costumes. Vanguardas artísticas. O Muralismo no México. O “primitivo” e suas relações com a produção da arte. A presença de componentes africanos e indígenas na arte e na cultura. A revalorização do Barroco colonial. Os EUA, a crise de 1929 e a Grande Depressão.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias
 é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; História da América; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período: 19, 26 de fevereiro, 12, 19, 26 de março e 02 de abril de 2025 (quartas-feiras)
6 dias de aula
Aulas: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 18 horas
Valor: R$ 360,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br  – até dia 10 de fevereiro de 2025
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

BIBLIOGRAFIA:
DONGHI, Halperin. História da América Latina. 4. ed.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LESSA, Ricardo. Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
RAPHAEL, Ray. Mitos sobre a fundação dos EUA. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.
CORRÊA, Anna Maria Martinez.  A revolução mexicana: 1910-1917.  São Paulo: Brasiliense, 1983.
FOHLEN, Claude. La America anglosajona: 1815 a nuestros diasBarcelona: Labor, 1976.
________.  América anglo-saxônica de 1815 à atualidade.  São Paulo: Pioneira, 1981.
FREIRE, José Eduardo de Faro.  Perón: (1895-1974).  2. ed.  São Paulo: Três, 2004.
HABERT, Nedine.  A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira.  3. ed.  São Paulo: Ática, 1996.
KARNAL, Leandro (et al.).  História dos Estados Unidos.  São Paulo: Contexto, 2007.
_________. Estados Unidos: a formação da Nação4. ed.  São Paulo: Contexto, 2008.
THEODORO, Janice. América Barroca: temas e variações. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Nova Fronteira, 1992.
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