Objetivo
Como todas as missões jesuíticas realizadas no interior do Brasil, os Aldeamentos fundados no entorno das terras da Vila de Piratininga tinham objetivos missionários. Ainda que pudessem constituir de grupos diversos migrados para algumas regiões por diferentes motivos, a catequese oferecida a estes índios fazia parte do plano de colonização estabelecido pela Coroa Portuguesa, tendo como retorno, em alguns casos, o uso da mão-de-obra dos catequizados na construção destas igrejas ou como força de trabalho em tempos antes da chegada dos escravos africanos. Além de estudar as estratégias dos padres da Companhia de Jesus nos seus processos de evangelização, o Curso In Loco, em 4 encontros, tem por objetivo conhecer três dos Aldeamentos Jesuíticos que ainda resistem no mapa das cidades paulistas, identificando características arquitetônicas provenientes da contribuição indígena, as formas de implantação urbana estabelecidas pelos padres com intuitos religiosos, e as relações que tais patrimônios estabeleceram com a sociedade do século XXI, estimulando a valorização destes sítios e a apresentação de um importante capítulo na história da formação de São Paulo.

Roteiro do curso

24 de agosto de 2019
AULA 1: Jesuitas e a colonização dos indios brasileiros
O primeiro encontro, realizado na sala de aula do MAS, tem por objetivo a compreensão da rotina dos padres da Companhia de Jesus em sua atuação no Brasil, apresentando documentos que relatam parte do cotidiano dos indígenas que habitavam as terras onde seria fundada a cidade de São Paulo, a resistência destes povos à chegada dos portugueses, as estratégias dos religiosos para a conversão dos não-cristãos, e as consequências do choque cultural entre os jesuítas e os indígenas que teriam relação direta no catolicismo paulista.

31 de agosto de 2019
AULA 2: Aldeamento de São miguel do ururay
Transporte: trem
O bairro mais antigo de São Paulo será o destino do segundo encontro. Habitada pelos Guaianases desde o século XVII, as terras de Ururay teriam a presença dos jesuítas anos após a fundação da Vila de Piratininga, preservando até os dias atuais a Capela de São Miguel Arcanjo, o primeiro bem tombado pelo IPHAN na cidade de São Paulo. A visita a esta capela permitirá conhecer a presença indígena nesta região a partir da história e da arquitetura do lugar.

14 de setembro de 2019
AULA 3: Aldeamento de CARAPICUÍBA
Transporte: Van ou Micro-Ônibus
A Aldeia de Carapicuíba será visitada no terceiro encontro do curso. A história da atual cidade está intimamente ligada aos povos indígenas e a presença jesuítica neste espaço urbano, especialmente a do padre José de Anchieta fundador do aldeamento no século XVI. Considerada como ponto de passagem e parada dos bandeirantes em direção ao interior, o local posteriormente viveria em constante tensão nas disputas territoriais entre brancos e índios. Contudo, ainda que houvessem inúmeros motivos para o abandono deste lugar nos séculos seguintes, o Aldeamento de Carapicuíba conseguiu resistir a expansão urbana da cidade, preservando até os dias atuais ritos dos tempos coloniais, como a Festa de Santa Cruz, realizada no mês de maio a frente da Capela de Santa Catarina de Alexandria, patrimônio imaterial provavelmente originário dos primeiros tempos de ocupação deste lugar.

21 de setembro de 2019
AULA 4: Aldeamento de M’BOY
Transporte: Van ou Micro-Ônibus
Herança da ocupação jesuítica iniciada no século XVI, o centro da cidade de Embu será o destino do quarto encontro deste curso. A visita a Igreja de Nossa Senhora do Rosário além de apresentar parte do importante acervo sacro do Museu dos Jesuítas, permite compreender questões arquitetônicas e urbanas projetadas pelos sacerdotes da Companhia de Jesus em atenção ao programa de necessidades do Aldeamento daquele lugar. Além da visita ao edifício religioso, a aula prevê uma caminhada ao entorno da Igreja objetivando entender as relações deste patrimônio com a cidade nos tempos atuais.

A quem se destina:
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral interessado em conhecer a história de São Paulo a partir dos Aldeamentos Jesuíticos, analisando a arte religiosa e a arquitetura destes três lugares tombados pelos órgãos de proteção ao patrimônio regional. Contudo a abordagem na interface história X urbanismo também desperta interesse aos historiadores, arquitetos e urbanistas, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos de preservação cultural ou patrimonial.

Professor:
Fabricio Santos é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Católica de Santos. Já atuou como curador de arte sacra no Museu de Arte Sacra de Santos-SP e atualmente é professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Pesquisador das Igrejas das Irmandades dos Homens Pretos, é membro do Projeto Barroco Cifrado e integrante da Comunidade do Rosário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, onde contribui na liturgia das celebrações inculturadas.

Qaundo: de 24 de agosto a 14 de setembro – 04 dias de aulas: a primeira no Museu, as outras (03) externas.
Aulas: 9h00 às 13h (intervalo para o café)
Carga horária: 24horas
Valor: R$ 500,00 a vista ou R$ 600,00 (03 vezes)
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.