PARTE 1: DOS ARQUÉTIPOS AO IMAGINÁRIO
Método: presencial
EMENTA:
Exposição do Trajeto Antropológico onde os elementos simbólicos e as imagens arquetípicas surgem entre pulsões subjetivas e coerções físicas dos meios natural e social. O processo imaginário dos mitos e suas narrativas, originado a partir da consciência da finitude e do devir, em conjunção com a capacidade subjetiva de entender o mundo exterior. Conteúdo interdisciplinar dos conceitos de temporalidade, simbologia e componentes da matriz junguiana, intrinsecamente relacionados, numa perspectiva historiográfica do arquétipo feminino no inconsciente coletivo.
OBJETIVOS:
Situar, compreender e analisar o conteúdo simbólico das personagens históricas e míticas na formação do inconsciente coletivo e na evolução feminina. Estabelecer as relações entre essas simbologias com os fatores anímicos que determinam aos arquétipos masculino e feminino. Buscar a compreensão de como esses arquétipos modelam outros componentes da matriz junguiana. Fundamentar a dualidade. Aprofundar os conceitos de harmonia, equilíbrio e centro.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. PRIMEIRO TRAJETO: O IMAGO DIVINO
A evolução histórica do feminino em contraste com fatores naturais, socioculturais e religiosos. Relação entre natureza e existência: Daemones. Expansão da espiritualidade: A oralidade de aedos e rapsodos. Deuses, anjos e demônios. Exemplos relevantes da arqueologia e da narrativa mitológica, revistos desde o ponto de vista de Carl G. Jung, Sigmund Freud e Mircea Eliade.
2. SEGUNDO TRAJETO: SONHOS E MITOS
Continuação da evolução histórica do feminino em contraste com fatores naturais, socioculturais e religiosos A consciência, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. Os arquétipos e a Jornada do Herói revistos por Joseph
Campbell, Christopher Vogler, Henri Bergson e Gaston Bachelard.
3. TERCEIRO TRAJETO: O IMAGINÁRIO
Conjuntos de imagens convergentes que se alinham aos reflexos básicos do ser humano. Conceitos de Gilbert Durand influenciados pela Psicologia Objetiva de Wladimir Bechterew. A Elevação, a Iluminação e a Separação.
A Descida, o Mergulho e o Gozo. O Ciclo, o Ritmo e a Ligação. Os Medos.
O universo da Angústia: símbolos do Caos, da Noite e da Queda.
Derrotar ou eufemizar a Morte e o Tempo. Arquétipos e a lógica da representação do mundo: Imagem prevalecem sobre as Palavras.
4. DUALIDADE DOS ARQUÉTIPOS
Unicidade de dois: Anima e Animus. Simbologias da dualidade. Dualidade
e simetria. Simetrias sagital, coronal e transversal. Dualidade e
lateralidade. Contrassexualidade. Unicidade de dois. Comparativo dos fatores anímicos que caracterizam Anima e Animus. A matriz de arquétipos de C.G. Jung. Matriz com bloqueio e matriz repressora. Palavras versus imagens. Projeção da pseudo anima. Cisão do animus. Harmonia. Multiplicidade da anima. Arquétipos guias clássicos e atuais. Livre escolha de gênero e etnia. O arquétipo guia como símbolo temporal: Maria de Nazareth e as Virgens Negras.
PROFESSOR
RAUL BOLEDI, formado na Facultad de Bellas Artes (FBA) da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) Argentina. Especializado na Teoria Junguiana aplicada à Criação. Designer e Escultor. Professor de Pós-graduação no Instituto FACES de Arteterapia. Professor convidado da Facultad de Arquitectura, Design y Urbanismo (FADU) Universidade de Buenos Aires.
Ex-Professor da FBA/UNLP na especialidade Metodologias da Criação, ex-professor de inovação no Open Mind / Panamericana (EPAD), e ex-professor de Artes Plásticas na EPAD. Designer premiado pelo Museu da Casa Brasileira (Ericsson de Brasil e Otis do Brasil). Escultor figurativo com exposições individuais e coletivas desde 2010.
Datas: 08, 15, 22 e 29 de agosto de 2023 (terças-feiras)
Aulas: das 14h00 às 16h30
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 200,00 à vista – R$ 230,00 (02 vezes)
vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322.5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:
________________________________________
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
________________________________________
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
________________________________________
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.