O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar e discutir a relação entre a Música e a Política a partir de casos concretos onde compositores relacionaram-se ou tiveram suas obras vinculadas (voluntariamente ou não) com as mais diversas formas de poder, dentre as quais o Estado, o governo, a administração pública entre outras. Será disponibilizada uma bibliografia específica sobre o assunto, além de promovermos discussões sobre os principais aspectos musicais e históricos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com auxílio audiovisual.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). É regente e fundador do Coral ACIL, professor e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), foi regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Cultura Inglesa Pop Choir e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO

04 de setembro – AULA 1:
Os paradigmas de criar e executar música sob os mais variados regimes.

11 de setembro – AULA 2:
Os escolhidos em prol de um projeto de poder.

18 de setembro – AULA 3:
Obrigatoriedade da produção criativa sob pressão política.

25 de setembro – AULA 4:
Associação e dissociação da arte em um contexto político.

Datas: 04, 11, 18 e 25 de setembro de 2023 (segundas-feiras)
4 dias de aula
Horário: das 19h00 às 21h00
Valor: R$ 190,00 à vista
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.